Património Cultural

Vasco Maria Eugénio de Almeida

Missa de Ação de Graças | 30 de agosto | 18h00 | Ermida de São Miguel

Páteo de São Miguel

Conjunto arquitetónico que inclui o Paço de São Miguel, o Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida, a Coleção de Carruagens e a Ermida de S. Miguel. Nele se localiza a Sede da Fundação Eugénio de Almeida.

Évora Creative Market

Paço de São Miguel

Construído no período Romano-Visigodo, foi Alcácer mourisco e sede da Ordem Militar de S. Bento de Calatrava. Por ele passaram grandes vultos da História de Portugal. Está classificado como Monumento Nacional desde 1922.

Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida

Inclui os fundos arquivísticos e bibliográficos da família Eugénio de Almeida, reunidos no exercício das mais diversas atividades entre os séculos XVIII e XX.

Coleção de Carruagens

Espaço museológico que dá a conhecer a coleção de carruagens que serviram a família Eugénio de Almeida entre a segunda metade do século XIX e os primeiros anos do séc. XX.  

As Casas Pintadas

As Casas Pintadas são um imóvel classificado de Interesse Público desde maio de 1950. O seu jardim alberga um exemplar único em Portugal de pintura mural palaciana da segunda metade do século XVI.

Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora

Projeto que permitiu conhecer parte significativa do património artístico e religioso que constitui uma das marcas mais valiosas da identidade cultural portuguesa. Veja aqui o vídeo do projeto.

Família Eugénio de Almeida

A família Eugénio de Almeida foi uma das mais influentes nos séculos XIX e XX, em Portugal. Conheça aqui um pouco da sua história.

Recorde aqui o ciclo "Conta-me uma história"

Quantas histórias guarda um lugar? Com que linha invisível se tece a narrativa das cidades milenares? Quanto do imaginário dessa cultura repleta de fábulas, lendas e narrativas permanece em nós? Conta-me uma história propõe uma viagem através da palavra por lugares povoados de memórias.

Exposição

Esta exposição é um convite para através dos desenhos dos Urban Sketchers “visitar” o património cultural da Fundação no Centro Histórico de Évora.

Conta-me uma história

Conta-me uma história, 7 de setembro, 21h30, no Jardim das Casas Pintadas, com a narradora Ana Sofia Paiva.

Évora Creative Market: Open Call

Entre os dias 30 de julho e 17 de agosto decorre uma Open Call para a apresentação de candidaturas à participação nesta iniciativa como expositor

Partilhar conteúdo: