Publicação

 

 

   

José Maria Eugénio de Almeida:
Negócios, Política e Sociedade no Século XIX

 

 

Bacharel em Direito, magistrado, deputado, Par do Reino, Conselheiro de Estado, José Maria Eugénio de Almeida, um plebeu sem quaisquer pergaminhos aristocráticos, tornou-se conhecido pela diversificada e milionária carreira que protagonizou no mundo dos negócios, como financeiro, contratador, comerciante, industrial e grande proprietário, urbano e rural.

 

Nascido em 1811, no termo do Antigo Regime, quando Portugal era ainda um Estado absolutista, economicamente dependente do Brasil, socialmente estagnado, culturalmente distante da Europa, sem estradas, comboios ou fábricas modernas, morreu em 1872, detentor de uma das maiores fortunas portuguesas do seu tempo, numa monarquia liberal voltada para a Europa, meritocrática e medianamente ilustrada, que galgara anos na carreira da civilização e do progresso. José Maria Eugénio de Almeida foi testemunha desta transformação radical da modernidade portuguesa, e um dos seus muitos e ilustres obreiros.

 

Subjacente à biografia propriamente dita, o objetivo deste livro é o de mostrar a forma como, no Portugal do século XIX em geral, e na vida de José Maria Eugénio de Almeida em particular, se construía, geria e mantinha uma grande fortuna, e como o dinheiro, o poder e o status, ou seja, os negócios, a política e a sociedade, se combinavam e mutuamente alimentavam.

 

 

O AUTOR

 

José Miguel Sardica é historiador e professor associado com agregação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, e também investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura e docente do Instituto de Estudos Políticos da UCP.

 

Especialista em história portuguesa e internacional dos séculos XIX e XX, nos campos político, institucional, cultural e de comunicação/jornalismo, publicou vários artigos em revistas académicas e doze livros sobre diferentes temas e épocas da história portuguesa contemporânea.

 

De entre os mais recentes destacam-se Da Monarquia à República. Pequena História Política, Social e Militar (Alêtheia Editores, 2011), O Século XX Português (Texto Editores, 2011), Ibéria. A Relação Entre Portugal e Espanha no Século XX (Alêtheia Editores, 2013), e Terminar a Revolução. A política portuguesa de Napoleão a Salazar (Temas&Debates / Círculo de Leitores, 2016).

 
   

 

   

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Título

José Maria Eugénio de Almeida:
negócios, política e sociedade no século XIX

 

Edição

Fundação Eugénio de Almeida

 

Paginação e impressão

Diana Gráfica

 

ISBN

978-972-8854-79-9

 

Depósito Legal

409412/16

 

Tiragem

1000 exemplares

 

Preço

15,00 €

 

Partilhar conteúdo: