Corrida 2018

Correr pela história da família Eugénio de Almeida

© José Miguel Soares

 

Em 2018, o Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida tem início com a segunda edição da iniciativa, Correr pela história da família Eugénio de Almeida, no dia 27 de setembro, às 21h00, com partida e chegada dos atletas no Páteo de São Miguel. O itinerário da corrida inclui alguns dos locais mais emblemáticos da cidade relacionados com a história e as vivências da família do instituidor da Fundação.

Com a participação e colaboração de diferentes grupos de corrida da região, esta iniciativa é um convite para descobrir com um outro olhar e a uma “outra luz” as origens deste projeto singular da cidade de Évora que é a Fundação Eugénio de Almeida.

Sabia que a designação do Hospital do Patrocínio constituiu uma homenagem de Vasco Maria Eugénio de Almeida à sua avó, Maria do Patrocínio Barros Lima? E que o Palácio Farrobo (atual Tribunal de Évora), foi uma das residências da família em Évora? Junte-se a nós nesta corrida e descubra, passo a passo, os pontos da cidade ligados à história da família Eugénio de Almeida.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora e da PSP e será feito um seguro de acidentes pessoais para a corrida.

No dia da corrida a receção aos participantes terá lugar no Páteo de São Miguel a partir das 20h00.

Cada participante receberá uma t-shirt que identificará o grupo.

Participe!

 

INSCRIÇÕES

Partificação gratuita mediante inscrição prévia através deste LINK.

  

PERCURSO

O percurso tem cerca de 10 km e é o seguinte: Páteo de São Miguel; antigo Palácio da Inquisição; Rua Cândido dos Reis; Obra dos Salesianos de Évora; Avenida Condes de Vill’alva; Convento da Cartuxa de Évora; Quinta de Valbom; Hospital do Patrocínio; Convento do Carmo (às Portas de Moura); Palácio Farrobo (às Portas de Moura); Praça do Geraldo; Páteo de São Miguel. Consulte aqui o mapa.

 

1   2   3

 

 

Páteo de São Miguel, última residência em Évora da família Eugénio de almeida   Antigo Palácio da Inquisição, que funcionou como Instituto Superior Económico e Social   Rua Cândido dos Reis, maifestação de agradecimento aos Condes de VillÁlva (1957)
         
4   5   6

 

 

Vasco Maria Eugénio de Almeida em visita à Obra dos Selasianos em Évora, que apoiou   Avenida Condes de Vill'Alva (agradecimento a Vasco Maria Eugénio de Almeida)   Convento da Cartuxa, em Évora, restaurado na década de 1950
         
7   8   9

 

 

Quinta de Valbom, residência da família Eugénio de Almeida entre 1960 e 1971   Hospital do Patrocínio, homenagem a Maria do Patrocínio Barros Lima   Planta do Paláco Farrobo, aquirido por José Maria Eugéno de Almeida (1811-1872)

 

 

 

Partilhar conteúdo: