O riso dos outros

Pedro Proença

 

De 13 de outubro de 2018 a 31 de março de 2019

Desde 1986 que Pedro Proença tem vindo a teorizar e a serializar em práticas e personagens a pluralidade do sujeito. Nesta exposição ele torna-se o curador desta multiplicidade que deriva da canalização do excesso de alegria. John Rindpest, Sandralexandra, Sóniantónia, Pedro Proença, Rosa Davida, Pierre Delalande e Bernardete Bettencourt são convocados por um fundo temático: a vontade de o livro se expandir na vida e de a vida se expandir no livro, teatral e perdidamente.

 

Pedro Proença nasceu em Lubango, Angola, em 1962. Como artista plástico, expõe com regularidade desde 1981, tendo formado o Movimento Homeostético com Ivo, Xana, Manuel João Vieira e Pedro Portugal, um grupo multidisciplinar para o qual escreveu dezenas de manifestos. Terminou o curso de pintura da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa em 1986. Tem feito dezenas de exposições individuais desde 1986, em locais como a  Galeria Fucares, Madrid (1987), a Frith Gallery, Londres (1889), o Pallazo Ruspoli, Roma (1994), a Fundação Calouste Gulbenkian (1994), o Kunstwerein de Frankfurt (1988), a Galeria Camargo Vilaça, S. Paulo (1988), etc. Esteve presente no Aperto da Bienal de Veneza em 1988. O seu trabalho consiste na encenação da complexidade através de múltiplas pulsões estilísticas. Recebeu vários prémios, de onde se destaca o Prémio União Latina. Publicou de sua autoria diversos livros de ensaio, poesia, ficção, tipografia, etc. Também ilustrou livros como a Bíblia e os Lusíadas, assim como literatura infanto-juvenil e erótica.

 

Conheça AQUI o ciclo de encontros e debates paralelo à exposição.

 

Consulte abaixo excertos do catálogo da exposição e do ensaio 'O Riso de Momo', de Pedro Eiras

 

 

HORÁRIO

De terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00

Bilhete único exposições: 2,00€ / pessoa (50% de desconto para estudantes e maiores de 65 anos; grátis para crianças até aos 12 anos)

Entrada gratuita ao domingo e nos dias dos encontros paralelos às exposições

 

Partilhar conteúdo: