Grupo 8

© José Conduto, Inauguração da exposição Grupo 8 - Museu de Évora, 1978

 

De 13 de outubro de 2018 a 31 de março de 2019

A exposição Grupo 8 é o resultado de uma aproximação documental ao trabalho do “Grupo 8”, um coletivo artístico com grande relevância no contexto artístico português dos anos 70, que desenvolveu e mostrou os seus trabalhos em Évora e em Lisboa, entre os anos de 1977 e 1979. Dos seus membros faziam parte António Palolo, José de Carvalho, José Conduto, Joaquim Carapinha e Joaquim Tavares, entre outros.

Nesta exposição, Joaquim Tavares apresenta o seu trabalho de investigação, documentação e reconstrução de obras e ambiências que caracterizaram o Grupo, condensando numa narrativa expositiva materiais, memórias, vivências e influências. Realizada no âmbito de uma prova de doutoramento a partir do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora, a exposição Grupo 8 reúne um conjunto significativo de peças da época, incluindo obras inéditas e algumas reconstruções de peças efémeras de artistas deste grupo, entretanto desaparecidas. A perspetiva testemunhal e documental avançada por Joaquim Tavares dá corpo à sua interpretação — com base documental e experiencial — do legado do Grupo 8, que integrava ainda, além dos nomes indicados, Nelson Ferreira Alves, Dimas e Madeira da Rocha.

Ao longo da exposição, um programa de encontros, debates e conferências contribui para esclarecer e aprofundar o conhecimento do Grupo 8 e das suas relações com o contexto português dos anos 70. Conheça AQUI o programa.

 

Consulte abaixo a brochura da exposição

 

HORÁRIO

De terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00

Bilhete único exposições: 2,00€ / pessoa (50% de desconto para estudantes e maiores de 65 anos; grátis para crianças até aos 12 anos)

Entrada gratuita ao domingo e nos dias dos encontros paralelos às exposições

Partilhar conteúdo: