Inauguração da Coleção de Carruagens
No Páteo de S. Miguel, em Évora
Fundação Eugénio de Almeida inaugura espaço museológico com Coleção de Carruagens da Casa Eugénio de Almeida
No ano em que celebra o seu 50º aniversário e o centenário do nascimento do seu fundador, Vasco Maria Eugénio de Almeida, a Fundação Eugénio de Almeida, sediada em Évora, abre ao público a Coleção de Carruagens, espaço museológico que dá a conhecer as atrelagens que serviram a Casa Eugénio de Almeida entre a segunda metade do século XIX e os primeiros anos do séc. XX.
A exposição integra diversas tipologias de atrelagem, como o Brougham, carruagem de luxo usada em percursos citadinos, o Milord, para percursos urbanos e de parque, o Break, utilizado sobretudo em percursos campestres, caçadas e viagens e o Tonneau, carro típico dos finais do séc. XIX, destinado a pequenos percursos de parque ou cidade, normalmente conduzido por uma senhora no transporte de crianças.
A mostra inclui ainda uma coleção de acessórios de atrelagem e um conjunto de peças que ilustram o estilo de vida da elite citadina portuguesa daquela época, com destaque para os utensílios de viagem utilizados pela família Eugénio de Almeida.
Completam a coleção uma “cadeirinha” e um teliz que constituem as peças mais antigas da exposição.
O espaço museológico localiza-se no Páteo de S. Miguel, em Évora, e estará aberto, a partir de 12 de março, de 3º a domingo das 10h00 às 18h00, com entrada gratuita aos domingos. Dispõe ainda de um programa de visitas mediante marcação prévia. Durante o primeiro mês a entrada é gratuita.
Referia-se ainda que este espaço museológico foi recentemente requalificado no âmbito da intervenção da Fundação Eugénio de Almeida ao seu património monumental no Centro Histórico de Évora, integrada no projeto Acrópole XXI, parceria para a regeneração urbana.
Partilhar conteúdo: