Encontro de Bolseiros
Mais de 1600 Bolsas entregues nos últimos 12 anos
Fundação Eugénio de Almeida promove encontro de Bolseiros
Ao longo dos últimos anos, a Fundação Eugénio de Almeida tem desenvolvido um programa de Bolsas orientado quer para a produção e promoção do conhecimento, quer para o apoio à prossecução de estudos de nível superior para jovens de menores recursos da Região. Integrado no programa comemorativo do seu cinquentenário, a Fundação Eugénio de Almeida, promove, no próximo dia 20 de abril, pelas 11h00, o Encontro Alumni Eugénio de Almeida, iniciativa que reúne alguns dos muitos bolseiros apoiados pela Instituição nos últimos 12 anos. O Encontro terá lugar no Paço dos Condes de Basto, no Páteo de São Miguel, e pretende refletir sobre a Importância do Conhecimento Científico no Desenvolvimento da Sociedade. A oradora convidada é a Professora Maria do Carmo Fonseca, Diretora Executiva do Instituto de Medicina Molecular, Professora Catedrática de Biologia Celular e Molecular na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e primeira mulher cientista a receber, em 2010, o Prémio Pessoa.
Para o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida, Cónego Eduardo Pereira da Silva, este Encontro “é motivo de particular alegria para a Fundação ao reunir, numa partilha de ideias e de experiências, antigos e atuais bolseiros da Instituição, ou seja, o capital humano em que sempre apostou por acreditar nele como o recurso mais valioso, como um ativo que deve ser permanentemente reconhecido e valorizado”. E acrescenta, “o sucesso de um país, de uma região, de uma comunidade, depende, cada vez mais, e em grande medida, do conhecimento, das capacidades e das competências das pessoas que constituem o seu capital humano. É precisamente por acreditar que o conhecimento e a cultura são esteios de desenvolvimento e motores de avanço das sociedades, que a Fundação Eugénio de Almeida se envolve em projetos direcionados para a sua produção, promoção e disseminação. É pois fundamental apostar nas pessoas, no melhor do seu talento, na sua inteligência; e, em particular, apostar no potencial criador e transformador dos jovens, enquanto potenciais protagonistas das mudanças do presente e da construção do seu próprio futuro e do futuro da sociedade”.
O programa de Bolsas da Fundação Eugénio de Almeida, compreende a Bolsa de Investigação sobre a Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli, criada para incentivar e distinguir a investigação e o estudo multidisciplinar do que tem sido a Cartuxa de Évora ao longo de 400 anos, a Bolsa de Excelência Académica, que visa premiar o Mérito e a Excelência dos estudantes universitários da Região de Évora que pretendam frequentar instituições de ensino superior na sua área de especialização, no país ou no estrangeiro, a Bolsa Eugénio de Almeida, que apoia os estudantes da Universidade de Évora, de baixo rendimento económico e com aproveitamento escolar, que frequentam cursos do 1º Ciclo, 2º Ciclo ou Mestrado Integrado e o Prémio Eugénio de Almeida, que distingue os melhores alunos dos cursos de Gestão de Empresas, Economia e Sociologia da Universidade de Évora.
Partilhar conteúdo: