Presidente da República atribuiu à Fundação Eugénio de Almeida a insígnia de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique
Presidente da República atribuiu à Fundação Eugénio de Almeida a insígnia de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique
A Fundação Eugénio de Almeida foi agraciada pelo Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, com a insígnia de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique, numa cerimónia que teve lugar hoje, pelas 11h30, no Palácio de Belém, no ano em que celebra o seu cinquentenário.
A Ordem do Infante D. Henrique foi criada em 1960, para comemorar o 5º Centenário da morte do Infante D. Henrique e destina-se a distinguir quem prestou serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores.
O Presidente da República sublinhou a importância da Fundação no desenvolvimento da região de Évora, destacando a figura do seu instituidor como “um homem que sempre apoiou as causas sociais, artísticas e educativas, um mecenas na região”. Aníbal Cavaco Silva destacou ainda alguns dos projetos da Fundação, como a atribuição de Bolsas, o voluntariado e a preocupação de preservação do património, sublinhando que a “Fundação recebeu um legado que conseguiu preservar com esforço e dedicação. Hoje é o exemplo de sustentabilidade, uma referência no panorama nacional, mantendo fortes os seus alicerces para o futuro”.
A distinção foi entregue ao Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida, Cónego Dr. Eduardo Pereira da Silva, que referiu ser uma “honra para a Fundação ser distinguida com a Ordem do Infante de D. Henrique, na medida em que é um sinal vivo do reconhecimento de uma trajetória e de uma obra dedicada à causa pública, à filantropia, ao desenvolvimento e à promoção cultural da região de Évora e também de Portugal”. “Esta distinção assume ainda uma expressão particular pois este ano a Fundação celebra 50 anos de existência e comemora o centenário do nascimento do seu Instituidor”, concluiu.
A Fundação Eugénio de Almeida é uma Instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, sediada em Évora, cujos fins estatutários se concretizam nos domínios cultural e educativo, social, e espiritual, visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável da região de Évora.
Os estatutos da Fundação Eugénio de Almeida, criada por vontade deixada em testamento de Vasco Maria Eugénio de Almeida, foram aprovados em 1963, tendo o mesmo assegurado a direção efetiva da Instituição até à sua morte, em 1975.
De acordo com os fins que lhe são atribuídos pelos Estatutos, a Fundação Eugénio de Almeida promove e dinamiza um conjunto integrado de iniciativas e programas próprios, em exclusivo ou em parceria, e apoia projetos de outras entidades públicas e privadas abrangendo um largo espectro de atividades nos diferentes domínios do seu campo de atuação.
Partilhar conteúdo: