Património cultural

Programa educativo

 

 

 

Fotografia: © Rui Carreteiro  


VISITAS GUIADAS COM OFICINAS

Visitas ao património da Fundação Eugénio de Almeida que exploram de forma lúdica os seus diferentes pontos de interesse histórico, artístico e cultural.

Horário:
De terça-feira a domingo,
entre as 10h00 e as 18h00,
mediante inscrição prévia

Entrada:
1,00€ /aluno
(Entrada gratuita para
educadores e professores)

Duração:
60-90 minutos  

 

PAÇO DE SÃO MIGUEL

Era uma vez um palácio…
(Ensino pré-escolar)

Conhecer por dentro um palácio que também já foi castelo… Descobrir as histórias por detrás das pinturas que decoram os seus tetos… Jogar à ‘roleta da bicharada’… Fazer o almoço de uma princesa… Aqui fica o convite para uma visita-jogo que é também uma aventura de descoberta e um estímulo à criatividade e imaginação dos mais pequenos. 

A família da minha vizinha é muito maior do que a minha!
(
1º e 2º ciclos do ensino básico)

Ora vejamos… o avô da minha avó, que teve 6 irmãos e foi sobrinho do seu tio, é o meu...? Resposta difícil? Nem por isso… é só fazer as contas!!! E já agora… para que servem os apelidos? E o que é uma alcunha? Porque é que alguns de nós somos Almeidas, outros Castros, Campos ou Braganças? E o que é e para que serve um brasão de família? Vamos procurar respostas a todas estas perguntas no antigo Castelo de Évora e Paço de São Miguel, espaços de memória da cidade por onde passaram muitas famílias.

À conquista do Castelo de Évora
(3º ciclo do ensino básico e ensino secundário)

Mas afinal, numa cidade tão antiga como Évora, onde era o castelo? À conquista do Castelo de Évora é uma viagem no tempo que, a partir do Paço de São Miguel, da imponência dos seus salões nobres e da riqueza artística da sua decoração, nos levará a descobrir a sua história e as vivências das pessoas que aí habitaram, que se confundem com a história da cidade de Évora, de Portugal e de duas ilustres famílias: os Condes de Basto e a família Eugénio de Almeida.  

 

ARQUIVO E BIBLIOTECA EUGÉNIO DE ALMEIDA

Viagem no tempo
(1º e 2º ciclos do ensino básico)

Haverá alguma forma de viajar no tempo? Recuar séculos para conhecer a história e os seus heroicos protagonistas através dos documentos que deixaram, pode ser uma dessas formas e levar à descoberta de que hoje, mesmo na era dos computadores e dos telemóveis, não somos assim tão diferentes dos nossos antepassados! Nesta viagem no tempo, vamos também aprender a criar e descodificar misteriosas mensagens encriptadas. Que segredos nos irão revelar? 

A escrever é que a gente se (des)entende
(3º ciclo do ensino básico e ensino secundário)

O industrial que contratou contrabandistas para guardar a sua empresa de tabaco… Os ocupantes do camarote nº 29 do Teatro de São Carlos… O menino que foi ‘a banhos’ e conheceu a maior máquina a vapor de Portugal… Através da documentação do Arquivo da família Eugénio de Almeida, vamos ficar a conhecer o estilo de vida, as atividades empresariais, as intervenções políticas e as ações filantrópicas dos seus membros mais ilustres ao longo dos séculos XIX e XX. No final, inspirados na correspondência guardada neste Arquivo, vamos fazer uma sessão de escrita criativa bem animada! 

 

 

INFORMAÇÕES E RESERVAS
Serviço Educativo

Telefone:
266 748 300/350

Email: 
servicoeducativo@fea.pt

 

 

Partilhar conteúdo: