A “Arts & crafts Pop Up fair” animou o primeiro fim de semana deste mês tão especial.

A Fundação Eugénio de Almeida, no âmbito da Área Social e de Desenvolvimento, realizou entre os dias 1 e 2 de dezembro a 1.ª edição da “Arts & Crafts Pop Up Fair”, evento vocacionado para a promoção das artes e ofícios de artesãos e produtores de base local.

Esta feira, de conceito Pop Up, foi o culminar de um trabalho realizado com artesãos do concelho, através do qual foram realizadas 4 edições do programa Powering Arts & Crfats, no qual foram capacitados, através da aquisição de novas competências, artesãos, designers, criativos e outros produtores de artesanato de base local, tendo em vista a adequação aos mercados mais contemporâneos e a entrada na economia criativa.

A Arts & Crafts Pop Up Fair reuniu 20 expositores de diferentes áreas de produção, tendo o certame sido visitado por cerca de 1.000 pessoas. Esta feira contou ainda com a realização de um conjunto de 8 workshops dirigidos a crianças, valorizando os saberes fazer tradicionais, mas também valorizando outras formas de artesanato, bem como a demonstração de um DJ. A Pop Up Fair contou ainda com a colaboração de 8 voluntários, que apoiaram a dinamização de várias atividades.

Com esta feira, a Fundação Eugénio de Almeida pretende estimular as artes e ofícios que conjugam práticas “tradicionais” com áreas e técnicas mais emergentes, mais urbanas, apresentando ao público uma seleção de trabalhos que se afirmam, cada vez mais, por uma estética preocupada com o design, onde o critério da criação artística anda a par e passo com o papel da inovação.

Da cortiça, à costura criativa, dos brinquedos de madeira aos sabonetes artesanais, dos presépios à bijuteria de autor, da street food ao produtor local, das manualidades à peça de produção artesanal mais singular, podemos afirmar que a Arts & Crafts Pop Up Fair aliou tradição com contemporaneidade e imprimiu sentimento de pertença à comunidade.

Esta iniciativa foi realizada no âmbito do CLDS 3G /  Vidas Ativas.

 

 

 

 

 

 

Partilhar conteúdo: