Entrepreneurs supported by Fundação Eugénio de Almeida #8

 
"A minha participação na 6.ª edição do Curso de Empreendedorismo e Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida foi essencial para esta nova fase da minha vida ... há um ano que vi reconhecido o aspeto inovador de “2 Recados | 2 Sorrisos” – Serviços para a Inclusão, motivando-me para dar continuidade a esta iniciativa empreendedora."
Maria da Conceição Pires
 
De que consta o seu projeto, qual o impacto esperado e que resultados já podem apresentar?
“2 Recados | 2 Sorrisos” – Serviços para a Inclusão, é um projeto que consiste na criação de um serviço de estafeta de recados que tem como missão contribuir para minimizar dois problemas sociais:
Um desses problemas é o baixo índice de ocupação e empregabilidade da pessoa com deficiência intelectual e/ou doença mental que sejam autónomos e com idades entre os 18 e os 66 anos de idade que serão os Estafetas do projeto, que se deslocam a pé e/ou de bicicleta no Centro Histórico de Évora.

O outro problema é o elevado isolamento e consequente degradação da saúde mental dos cidadãos que habitam no Centro Histórico de Évora e que por algum motivo são vulneráveis, nomeadamente a pessoa idosa e não só, sendo estas pessoas os Clientes Sociais do projeto.
 
Os serviços desta iniciativa destinam-se também a outros cidadãos, empresas ou entidades públicas e privadas que poderão comprar os nossos serviços consistindo estes nos nossos Clientes, permitindo assim que o projeto seja financeiramente sustentável, caso estejam interessados nos mesmos.

Deste modo, “2 Recados | 2 Serviços” é um projeto com dois tipos de clientes a quem as duas figuras de estafetas, “Estafeta Recados” ou “Estafeta Sorrisos” prestarão os serviços de recados, contribuindo para minimizar dois problemas sociais.
São vários os impactos esperados, como contribuir para resolver estes dois problemas sociais com a construção de uma Sociedade Inclusiva, promovendo a produção e o comércio locais, contribuindo para a manutenção da saúde dos Estafetas com uma menor Pegada Ecológica.
 
A ideia teve muito boa receção por parte das potenciais entidades fornecedoras de Estafetas que reconheceram a extrema importância do projeto.
 
Em que medida foi importante a formação/apoio/contacto/outro com o CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL da Fundação Eugénio de Almeida?
A minha participação na 6.ª edição do Curso de Empreendedorismo e Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida foi essencial para esta nova fase da minha vida – o Desemprego e o Futuro.

Foi através desta participação há um ano que vi reconhecido o aspeto inovador de “2 Recados | 2 Sorrisos” – Serviços para a Inclusão, motivando-me para dar continuidade a esta iniciativa empreendedora.
 
Durante essa formação descobri o meu espírito de empreendedora social, ou seja, que tive esta ideia e que a desenvolvi com o apoio de excelentes formadores que constantemente motivavam os formandos para não desistirem das suas ideias.
 
Desde Maio de 2019 que tenho tido o apoio de um mentor para o desenvolvimento do projeto, mentor esse que tem estado sempre disponível.

Desde aí, também tenho participado em várias iniciativas do Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida a convite da fantástica equipa técnica do mesmo.

As iniciativas e a equipa têm sido fundamentais para o crescimento do projeto e para o desenvolvimento das minhas competências de Empreendedora Social.
 
Tenho conhecido vários empreendedores sociais que desenvolvem projetos de inovação social muito interessantes.
 
Sempre que necessito, a Equipa do Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, está lá para me receber, para me escutar, para me esclarecer, para me apoiar e para me incentivar.
 
Estou grata a todos, sem exceção.
 
Quais os próximos passos previstos para continuar a mudar positivamente o mundo?
A Resiliência, a Perseverança e a Esperança são fundamentais para esta mudança.
 
Eu acredito no “2 Recados | 2 Sorrisos” – Serviços para a Inclusão; sei que é um projeto necessário para a mudança, para a inovação social.
 
Mudança na maneira de ver a pessoa com deficiência e/ou doença mental, mudança para uma sociedade/comunidade mais solidária, mudança para atitudes mais sustentáveis, mudança para atingirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2016-2030.
 
Desde que existam mais projetos de Inovação Social, promovidos por pessoas resilientes, dinâmicas, criativas, entre outras qualidades, apoiados localmente por entidades focadas num desenvolvimento sustentável, como a Fundação Eugénio de Almeida, e apoiados por entidades de intervenção nacional como a “Portugal Inovação Social”, que acreditam que a inovação social é essencial, essa mudança vai ser uma realidade.
 
Face ao momento tão desafiante que vivemos, quer deixar uma mensagem para a nossa comunidade?
Emergência Climática foi uma expressão adotada recentemente para o nosso dicionário e neste momento tão difícil para a Humanidade, o primeiro que me vem à cabeça é EMERGÊNCIA SOLIDÁRIA.

Emergência em estar atento aos mais vulneráveis e atuar para os apoiar.

“2 Recados | 2 Sorrisos” – Serviços para a Inclusão é um recurso importante para situações como a que infelizmente agora vivemos.

Por todos os princípios que estão associados ao projeto e por todos os valores que fazem de mim Empreendedora Social, disponibilizo os serviços de “2 Recados | 2 Sorrisos” à comunidade para voluntariamente contribuir para a minimização de repercussões negativas desta Pandemia.

Para mais informação:
email: 2recados.2sorrisos@gmail.com
 
 
 
Investidores Sociais:
 

Partilhar conteúdo: