Conheça os Vencedores do CIS EMPREENDE!

Decorreu no passado dia 10 de dezembro a Grande Final da primeira edição do CIS EMPREENDE – Concurso para Novas Soluções Sociais, tendo sido selecionados 4 projetos vencedores, entre 108 candidaturas, nas categorias Ideação e Desenvolvimento.

Os 7 projetos da fase final, os quais passaram por um processo de pré-aceleração,  apresentaram o seu pitch final ao Júri, constituído por Pedro Ricardo Gomes, Departamento de Microcrédito, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Montepio, Margarida Almeida, Unidade de Inovação e Qualificação da CIMAC, Rui Barroso, Diretor Transformação Digital da DECSIS, Frederico Cruzeiro Gomes, CEO da Agência de Empreendedores Sociais e Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida.

Este Concurso enquadra-se numa estratégia do Centro de Inovação Social da Fundação que visa apoiar iniciativas de impacto que contribuam para minimizar os problemas sociais da região enquadrados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o ecossistema regional de empreendedorismo social.

 

Os projetos agora distinguidos terão acesso a Incubação no Centro de Inovação Social, apoio e consultorias especificas para o desenvolvimento das iniciativas, bem como outros benefícios.

 

Projetos vencedores na categoria “Ideação”:

1º Lugar - PartilhaDaMente

Plataforma que pretender providenciar informação e respostas aos problemas de saúde mental, criando e dinamizando uma comunidade interessada na temática da saúde mental, potenciando o debate ativo e partilha de experiências entre profissionais de saúde mental e cidadão comum.

 

2º Lugar - Clínica geriátrica 60+

Iniciativa que visa dar resposta a pessoas com mais de 60 anos, bem como aos seus cuidadores, através do acompanhamento por uma equipa multidisciplinar e direcionada para os problemas de saúde dos beneficiários, os quais terão acesso num único espaço a consultas médicas especializadas, cuidados de enfermagem, terapias cognitivas, apoio à nutrição e reabilitação, bem como prevê o acompanhamento no domicílio.

 

Projetos vencedores na categoria de “Desenvolvimento:

1º Lugar - InHerVoice - Culture of Coaching

Projeto que pretende melhorar o desempenho pessoal e profissional de pessoas em situação de maior fragilidade, principalmente mulheres, através de métodos que recorrem ao coaching e outros de desenvolvimento pessoal e de competências, contribuindo para apoiar os beneficiários a atingir os seus objetivos num determinado período de tempo.

 

2º Lugar - MINDTRAIN

Iniciativa dirigida a crianças e jovens adultos com Transtorno Espectro de Autismo que, através da dinamização de laboratórios de computação criativa, visa estimular o pensamento computacional, matemático e criativo dos beneficiários, utilizando pequenas animações, histórias ou jogos interativos, trabalhando colaborativamente em ambiente de programação.

 

Menção Honrosa - Para além do digital: jogar é educar

Projeto que utiliza os jogos de tabuleiro modernos como ferramenta de desenvolvimento social, cognitivo, cultural e educacional de crianças e jovens, reduzindo a dependência crescente dos meios digitais e envolvendo os vários intervenientes no processo educativo.

 

Partilhar conteúdo: