Incubadora Social de Emprego
A Fundação Eugénio de Almeida estabeleceu um acordo de cooperação com o Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.) com vista à constituição de uma Incubadora Social de Emprego, no âmbito da iniciativa-piloto regulada pela Portaria n.º 205/2021, de 12 de outubro.
Esta iniciativa está a ser lançada por um número limitado de entidades a nível nacional, protocoladas com o IEFP, I.P. e pretende testar a transferibilidade da metodologia das “Lanzaderas de Empleo”, criada em Espanha pela Fundação Santa Maria La Real, para a realidade portuguesa. O modelo espanhol tem apresentado resultados de grande sucesso na integração dos desempregados.
O que é?
Uma equipa de 18 a 20 pessoas em situação de desemprego, com diferentes perfis formativos e percursos profissionais, que através do trabalho colaborativo e com a orientação de um técnico especializado – o Mentor, ativam e otimizam a procura de emprego com novas técnicas e ferramentas.
Como funciona?
A equipa de procura de emprego reúne três dias por semana, quatro horas diárias, durante um período de cerca de cinco meses, na modalidade presencial, à distância ou mista. É treinada uma procura de emprego inovadora e proactiva, melhoraram-se as competências transversais e digitais e trabalha-se o apoio mútuo na procura de emprego. O objetivo final é conseguir a integração de todos os participantes da Equipa no mercado de trabalho.
A realização da Incubadora Social de Emprego estende-se exclusivamente à área abrangida pelo Centro de Emprego de Évora do IEFP, IP, sendo que a participação nesta medida implica a sua inscrição, na situação de desempregado, no referido Centro de Emprego.
Contactos:
E-mail: ise@fea.pt
Tel.:266 748 300
Partilhar conteúdo: