Programa ColorADD nas Escolas - Alentejo Central

Programa ColorADD nas Escolas apresenta resultados do Alentejo Central em Évora com 1511 crianças.


Secretária de Estado da Inclusão no painel de abertura do evento


São mais de 350 Milhões de pessoas pelo mundo que sofrem de Daltonismo. O Daltonismo é uma limitação não visível que afeta 10% dos homens e 0,5% das mulheres, não lhes permitindo percecionar as cores.


O “Programa ColorADD nas Escolas - Alentejo Central” contou com a FEA - Fundação Eugénio de Almeida, a CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a ColorADD como investidores sociais, integrado no programa “Parcerias para o Impacto” da Portugal Inovação Social.Dele fazem parte uma ação de sensibilização sobre o daltonismo, a ação “Ver e Sentir as Cores”, o rastreio precoce do daltonismo e da acuidade visual, a implementação do Código ColorADD nas bibliotecas escolares e em todo o espaço-escola, e a medição de impacto social.


O desafio proposto previa levar este programa aos 14 Municípios do Alentejo Central, dinamizando-o junto de cerca de 830 alunos do 3.º ano de 57 escolas do 1.º CEB no percurso dos dois anos letivos. A ColorADD.Social superou-os e apresenta os resultados da ação neste evento que decorre no Auditório do Centro de Inovação Social da FEA, a 15 de setembro, em Évora.


Com o arranque do projeto aconteceu em julho de 2020, sempre com uma enorme recetividade por parte de diferentes entidades e parceiros. Autarquias, agrupamentos de escolas, óticas e optometristas contribuíram para uma maior sensibilização para o daltonismo. No decurso do projeto existiram condicionalismos provocados pela pandemia de COVID19, que levou ao fecho das escolas durante todo o 2.º período do ano letivo de 2021/2022, o que originou um reajuste do calendário e das planificações entretanto previstas.


O “Programa ColorADD nas Escolas – Alentejo Central” levou o conceito de inclusão pela cor às escolas de 1.º CEB da região, despertando a comunidade educativa para um conceito de limitação não visível – o daltonismo.

 

Consulte o Programa AQUI

Partilhar conteúdo: