26-10-2024 > 15-06-2025

Centro de Arte e Cultura, Piso 2

© Eugenio Ampudia. Dónde dormir (Biblioteca), 2014

Abrigo de combatentes

Eugenio Ampudia

EXPOSIÇÃO

Curadoria de D. André de Quiroga

De terça-feira a domingo, 10h00-13h00 / 14h00-18h00 | Entrada livre

Em parceria com o festival bienal de arte e cultura MOSTRA ESPANHA

 

 

Vivemos com inquietação um tempo turbulento. São tão óbvios os sinais onde reside o perigo, que a razão, a cultura e a arte devem amotinar-se e tornar-se um abrigo de combatentes.
Eugenio Ampudia
 

Sob o título Abrigo de Combatentes, a Fundação Eugenio de Almeida acolhe uma exposição do artista espanhol Eugenio Ampudia, com curadoria de D. André de Quiroga e patrocínio do Ministério da Cultura Espanhol, no âmbito do festival bienal de arte e cultura espanhola Mostra Espanha.
Abrigo de Combatentes é um percurso pela obra de Eugenio Ampudia, que se expressa em múltiplos formatos. A exposição é uma mostra completa dos novos processos de comunicação que o artista estabelece entre o seu trabalho multidisciplinar e os espectadores, tornando-os sujeitos ativos do processo. As obras que compõem esta exposição estão também unidas por um olhar crítico que desafia o espectador, ao conduzir a experiência visual a novos territórios de reflexão e diálogo. A exposição representa uma oportunidade excecional para completar um percurso abrangente pela obra atual e também ao longo do tempo de Ampudia, apresentando obras realizadas ao longo de várias décadas.
O caráter multidisciplinar da proposta evidencia-se, aqui, nas variadas formas de expressão que as obras expostas representam. Ao percorrer a exposição, o visitante encontrará instalações dinâmicas e esculturas cinéticas, fotografias que documentam ações performativas originais, desenhos e vídeos com narrativas visuais diversas.

Mais informações sobre as obras.
 

Descarregue AQUI a brochura da exposição.

 



EUGENIO AMPUDIA
Nasceu em Melgar, Valladolid (Espanha), 1958. Vive e trabalha em Madrid.
Como artista multidisciplinar, o seu trabalho aborda os processos artísticos de um ponto de vista crítico: o artista como promotor de ideias, o papel político dos criadores, o significado das peças de arte, as estratégias que permitem dar-lhes vida, os seus mecanismos de produção, promoção e consumo, a eficiência dos espaços atribuídos à arte, bem como a análise e a experiência de quem os observa e interpreta.

As suas obras foram exibidas internacionalmente em locais como ZKM, Karlsruhe, Alemanha; Galeria Nacional de Belas Artes da Jordânia, Amã, Jordânia; Museu de Arte Carrillo Gil, Cidade do México, Centro de Artes de Monterrey e Museu de Arte Contemporânea de Oaxaca, México; Centro de Artes de Boston, Boston (MA), EUA; Museu Ayala, Manila, Filipinas; The Whitechapel Gallery, em Londres; Abierto X Obras, Matadero Madrid, Espanha; MAC Gas Natural Fenosa, La Coruña, Espanha; e em bienais como a de Singapura e The End of the World Biennial, em Havana. E também está presente em coleções de museus como MNCARS, MUSAC, ARTIUM, IVAM e La Caixa, entre outros.

 

MOSTRA ESPANHA
Mostra Espanha, um festival bienal de cultura espanhola que, em 2024, chega à sua oitava edição, é um programa de atividades culturais promovido pelo Ministério da Cultura espanhol em Portugal, cujo principal objetivo é mostrar o dinamismo e a criatividade das indústrias culturais espanholas na atualidade. O seu propósito final é, no entanto, oferecer experiências de diálogo cultural entre os dois países que permitam a criação de projetos comuns num futuro imediato. Estas atividades são o resultado do interesse e da participação conjunta de instituições espanholas e portuguesas, e abrangem diferentes áreas, desde exposições de pintura e fotografia a encontros de artistas, escritores e especialistas em diferentes disciplinas, passando pelas artes performativas e concertos e atuações musicais. A Mostra Espanha é organizada pela Subdirección General de Relaciones Internacionales y Unión Europea do Ministério da Cultura de Espanha, em colaboração com a Embaixada de Espanha em Portugal, e com o apoio da Acción Cultural Española (AC/E) e do Instituto Cervantes de Lisboa. A Mostra conta ainda com o apoio do Governo Português, através do Ministério da Cultura, de diversas Câmaras Municipais e de um grande número de instituições culturais e festivais e eventos já consolidados no nosso país.

Esta oitava edição da Mostra Espanha está especialmente relacionada com o 50.º aniversário da chegada da democracia a Portugal, um momento histórico no qual a cultura teve um papel fundamental através da literatura, do cinema, do teatro, das artes plásticas e da música. Em Espanha, este processo começou alguns anos mais tarde, influenciado pelo ar de liberdade que ía do país vizinho.

Nesta edição da Mostra Espanha, encontramos várias atividades ligadas à chegada da democracia aos dois países. O programa decorrerá de setembro a novembro e incluirá atividades em diferentes partes de Portugal.