Colheita Solidária de Laranjas: voluntários da Fundação Eugénio de Almeida ajudam a doar alimentos às famílias necessitadas!
27 janeiro 2023
Ver notícia e fotos AQUI
Nas palavras de Henrique Sim-Sim, coordenador do projeto de voluntariado da FEA \"o objetivo deste encontro foi repensar o voluntariado de proximidade em face das necessidades sociais emergentes\". Henrique Sim-Sim refere que este conceito já existe há muitos anos e foi aprofundado e sistematizado pela Fundação Eugénio de Almeida \"e o que agora pretendemos é repensar a intervenção\".
A abrir o evento, a Professora Maria Filomena Mendes, Presidente da Associação Portuguesa de Demografia fez uma conferência de enquadramento dedicada ao tema \"Nova Realidade Demográfica e Problemas Sociais Contemporâneos\".
Seguiu-se a apresentação de uma reportagem sobre o projeto de voluntariado de proximidade da Fundação Eugénio de Almeida e a apresentação de outros 6 projetos nacionais promovidos pela Casa do Voluntário da Madeira, pela Câmara Municipal de Aljustrel, pelo GASTagus, pela Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia da Amadora, pela Câmara Municipal de Matosinhos e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Após o almoço houve ainda tempo para o debate e partilha de experiências, nos 4 grupos dedicados aos temas da Sustentabilidade e gestão técnica dos projetos, Comunicação e relação interinstitucional, Coordenação dos Voluntários e Práticas de Intervenção e Ser Voluntário de Proximidade.
(Mais fotos AQUI)
A Fundação Eugénio de Almeida celebrou o Dia Internacional dos Voluntários com uma cerimónia de reconhecimento aos seus Voluntários.
Foram 96 os voluntários que durante o ano de 2013 colaboraram nos diferentes projetos promovidos pela Fundação Eugénio de Almeida e que, por esse motivo, foram neste dia homenageados.
Fizeram-no em diferentes contextos: no apoio às famílias ou a idosos isolados através do Voluntariado de Proximidade, nas Ações Solidárias em casas de particulares ou em espaços públicos, em Ações de Sensibilização para o Voluntariado ou em Campanhas de Divulgação, até ao mais recente Projeto de Voluntariado Cultural.
Durante a cerimónia, que teve lugar no Fórum Eugénio de Almeida, houve lugar a um discurso proferido pela Dra. Maria do Céu Ramos, Secretária-Geral da Fundação Eugénio de Almeida (que pode ser lido AQUI), seguido de uma atuação musical de Nuno Rainha e Luis Melro que animaram a plateia e arrancaram muitos sorrisos e palmas.
No final da noite foi oferecida a todos os presentes uma ceia convívio.
No dia 22 de Maio 2013 perto de 40 pessoas, Voluntários da Fundação Eugénio de Almeida e alunos do Curso de Jardinagem da EB 2/3 Conde de Vilalva juntaram-se para pintar e ajardinar os espaços exteriores do Lar dos Pinheiros, em Évora, criando assim melhores condições para uma melhor fruição pelos seus utentes!
Com um forte espirito de parceria e colaboração, várias entidades se envolveram para concretizar este objetivo, tendo participado a EB 2/3 Conde de Vilalva, a Fundação Eugénio de Almeida, a Câmara Municipal de Évora e o Núcleo Distrital da Segurança Social de Évora-Lar dos Pinheiros.
Durante todo o dia alunos, Voluntários, funcionários e utentes do Lar participaram ativamente nas várias atividades necessárias à remodelação do Jardim do Lar dos Pinheiros.
Foram limpos os espaços comuns, jardinados os canteiros, transplantadas várias plantas, limpas as árvores, pintados vários espaços comuns e criada uma pequena horta de cheiros com recurso à reutilização de paletas de madeira.
Os utentes do Lar deram o seu contributo, com a pintura de vários vasos nos quais se plantaram várias plantas, servindo estes vasos para enfeitar os espaços comuns agora revitalizados e mais atrativos!
Esta ação visou ainda o contato dos jovens estudantes com a prática de Voluntariado, através da realização conjunta de varias tarefas, bem como a promoção do encontro inter-geracional, tendo estes interagido com alguns dos idosos deste Lar.
Por último, estas ações apresentam-se também como iniciativas promotoras e fortalecedores da cidadania ativa, da amizade e são convívio entre todos os participantes.
O encontro realizado apresenta-se como mais uma das iniciativas desenvolvidas de prática de Voluntariado no espaço público, conferindo a ideia que com a pequena colaboração de cada um, se consegue transformar positivamente a nossa realidade!
Dentro em breve acontecerá uma nova iniciativa no dia 30 de Maio no Largo Principal da Senhora da Saúde, tendo em vista as comemorações do Dia da Boa Vizinhança. Ainda está a tempo de participar!
Acompanhe as atividades do Projeto de Voluntariado da Fundação em www.fundacaoeugeniodealmeida.pt/banco-voluntariado e siga-nos na página do facebook em www.facebook.com/BVFEA.
A Fundação Eugénio de Almeida promoveu no passado dia 24 de Abril uma primeira visita guiada ao Pátio de S. Miguel dirigida aos idosos beneficiários do seu projeto de Voluntariado de Proximidade, que se encontram em situação de isolamento e solidão em grande parte dos seus dias.
Esta visita, apoiada pelos Voluntários deste projeto, teve como objetivo promover a socialização entre beneficiários, voluntários e equipa técnica da FEA, para além de dar a conhecer um edifício histórico de especial relevância patrimonial e artística.
O Páteo de S. Miguel foi recentemente requalificado pela Fundação Eugénio de Almeida, estando aberto à comunidade para fruição dos seus espaços e valências agora reabilitados.
Este encontro apresenta-se como uma das iniciativas a desenvolver futuramente tendo em vista combater o isolamento e fragilidade social em que algumas destas pessoas se encontram, proporcionando-lhes a sua integração na comunidade e o convívio com os seus pares e voluntários, através da ocupação dos seus tempos livres com qualidade.
Estão disponíveis a partir de hoje no Centro de Documentação deste site 3 novos documentos de referência.
Em língua inglesa:
- Relatório de Avaliação do Ano Europeu do Voluntariado 2011
Em língua espanhola:
- Manual de Boas Práticas de Gestão do Voluntariado
- Aprofundar o voluntariado: Desafios até 2020
Consulte AQUI
Este documento representa um marco na política da UE ao nível de apoio ao sector do voluntariado, já que reconhece a importância do voluntariado e traz recomendações aos Estados-Membros e à Comissão Europeia.
Aceda AQUI ao documento.
O \"Prémio Manuel António da Mota\", instituído pela Fundação Manuel António da Mota, premiou na sua 2ª edição (2011) as organizações promotoras de voluntariado que se distingam no desenvolvimento de actividades e projectos inseridas em programas de voluntariado de relevante interesse social e comunitário.
O interesse suscitado por esta iniciativa esteve bem patente no número de candidaturas recebidas, provenientes de instituições de todo o território nacional.
O Comité de selecção composto por representantes da Fundação Manuel António da Mota e TSF - Rádio Notícias, deliberou passar à 2ª Fase as seguintes 10 instituições finalistas (ordem alfabética):
- ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro
- AJD – Associação Juvenil de Deão
- Associação de Voluntariado em Saúde de Touça
- ATLAS – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento
- Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha
- Comunidade Vida e Paz
- Fundação Eugénio de Almeida
- LEQUE – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais
- Santa Casa da Misericórdia de Almada
- Vida Norte – Associação de Promoção e Defesa da Vida e da Família
O processo de escolha da candidatura vencedora envolveu, nos termos do Regulamento do Prémio, a apreciação in loco das actividades e projectos concorrentes, acção esta integrada no conjunto de reportagens que a TSF-Rádio Notícias realizou com cada uma das instituições finalistas.
A este propósito a FEA recebeu nos passados dias 8 e 9 de Outubro uma equipa de reportagem áudio e vídeo da TSF com a qual visitou e entrevistou vários intervenientes do seu projecto de Voluntariado de Proximidade (voluntários, beneficiários, organizações parcerias).
Veja aqui a reportagem de VÍDEO.
Ouça aqui a reportagem ÁUDIO.
Na Conferência “Portugal Voluntário” realizada em Dezembro, foi
anunciado o vencedor: LEQUE – Associação de Pais e Amigos de Crianças
com Necessidades Especiais.
No âmbito da Celebração do Ano Europeu do Voluntariado 2011, Évora vai acolher nos próximos dias 15, 16 e 17 de Setembro a Volta do Voluntariado, através da realização de diversas actividades que pretendem dar visibilidade e valorizar a prática do voluntariado junto da comunidade eborense.
Neste âmbito, foi constituído um Grupo de Trabalho para a organização e dinamização desta Volta, composto pelo Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida (FEA), Câmara Municipal de Évora, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Évora, Delegação Regional do Corpo Nacional de Escutas da Região de Évora e pela Universidade de Évora. Várias outras entidades da cidade de Évora serão convidadas a participar activamente nesta iniciativa.
De entre as actividades previstas no programa da Volta, destaque para os Desafios do Voluntariado, dedicados ao tema Inter-gerações, Cultura e Voluntariado, organizada pelo projecto Núcleos de Voluntariado de Proximidade da FEA e que terá lugar na Associação de Reformados e Idosos da Malagueira no dia 15 de Setembro a partir das 18h00. A Fundação Eugénio de Almeida facilitará ainda aos voluntários visitas guiada à Exposição “Andy Warhol – Os Mistérios da Arte”, nos dias 15 e 16 de Setembro, pelas 16h00, mediante prévia inscrição e limitada às vagas disponíveis.
Na Praça do Giraldo, será montada uma tenda onde as entidades parceiras na organização da Volta estarão representadas, e onde voluntários do Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida promoverão actividades de artes plásticas para crianças.
Veja o PROGRAMA AQUI e siga-nos em www.facebook.com/BVFEA
Para mais informações contacte: bancodevoluntariado@fea.pt | tel: 924 145 871
A aposta que a Fundação Eugénio de Almeida (FEA) tem vindo a realizar nos últimos anos em matéria de formação em voluntariado, tem um dos seus momentos mais expressivos na Escola de Verão de Voluntariado (EVV), cuja segunda edição se realizou em 6,7 e 8 de Julho deste ano, trazendo a Évora cerca de 85 participantes portugueses e espanhóis.
O reconhecimento pelo mérito da iniciativa foi claro nas palavras proferidas pela Dra. Maria Elisa Borges, em representação da Senhora Presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Dr.ª Elza Chambel, e que marcou presença na Sessão de Abertura da EVV juntamente com o Senhor Presidente da Fundação Eugénio de Almeida, Cónego Eduardo Pereira da Silva.
À semelhança do ano transacto, a FEA garantiu a presença de oradores nacionais de renome, como o Prof. Rogério Roque Amaro do ISCTE ou o Dr. Joaquim Caetano, da Fundação Montepio Geral, bem como especialistas internacionais, tais como D. José Lázaro da Cruz Vermelha Espanhola e a investigadora Klara Fóti da Eurofund. As intervenções foram cunhadas pela qualidade e pela diferenciação ao aportarem enriquecedoras perspectivas sobre o voluntariado nas suas mais variadas dimensões.
O dia 7 de Julho foi dedicado à reflexão e à troca de experiências em contexto de workshops, dinamizados por Pedro Dionísio, do ISCTE Business School, por Isabel Lopes, da Associação Humanidades e por Carla Teixeira da Câmara Municipal de Matosinhos. Os temas em debate abordaram questões transversais aos diversos projectos e contextos de voluntariado: a Comunicação e Marketing; a Certificação da Qualidade; e os Afectos e Distanciamento.
Uma das inovações introduzidas no programa deste ano foi o painel de Speed Presentation de Projectos de Voluntariado Emergente, moderado por Carlos Azevedo da UDIPSS, e que contou com a intervenção de João Brites, do Projecto Transformers, Filipa Teixeira da TESE, Helena Presas da Entrajuda, e Cláudia Gama da Delta.
A par dos momentos formativos em diferentes modalidades, foram dinamizadas três Mesas de Partilhas de Práticas. A primeira foi moderada por Filomena Espírito Santo, da Cruz Vermelha Portuguesa, abordando a questão sobre Motivação e Reconhecimento de Voluntários; a segunda foi moderada por Gil Pereira, da YUPI, e abordou a identificação dos Factores Críticos para o Sucesso dos Projectos de Voluntariado. A terceira, foi dinamizada por Inês Gonçalves, da FEA, e incidiu sobre Dinâmicas do Voluntariado de Proximidade.
A Escola de Verão de Voluntariado promoveu ainda o networking, através da promoção de vários momentos de convívio, facilitando o hetero-conhecimento e a troca informal de experiências entre os distintos participantes.
No site do Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida, pode aceder aos suportes audiovisuais das comunicações da segunda edição da Escola de Verão de Voluntariado.
PARA ACEDER ÀS COMUNICAÇÕES CLIQUE AQUI
A Fundação Eugénio de Almeida, através do seu Banco de Voluntariado, foi uma das entidades seleccionadas para colaborar no Seminário Impulso Ibérico para o Ano Europeu do Voluntariado que teve lugar nas regiões transfronteiriças Minho-Galiza, entre 15 e 19 de Maio de 2011.
Para mais informação siga este LINK
No Ano Europeu do Voluntariado, a Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, completa 10 anos de trabalho nesta área.
A Renascença foi espreitar os Núcleos de Voluntariado de Proximidade, exemplo de um projecto que hoje é reconhecido pela sua exigência e pela aposta forte na formação e qualificação dos seus voluntários e das instituições com quem coopera.
Instalados em quatro freguesias da cidade, os núcleos são estruturas informais nas quais um conjunto de voluntários presta apoio a beneficiários, não para substituir as instituições, mas num trabalho de complementaridade, diz Henrique Sim-Sim, coordenador do projecto de voluntariado da Fundação.
Os 200 voluntários revezam-se por equipas, sempre com a noção de que a missão é exigente e que testa a capacidade emocional de quem se envolve responsavelmente.
"Confiança" e "compromisso" são as palavras que melhor descrevem o trabalho destes núcleos de voluntários de proximidade, que desenvolvem muitas outras actividades e programas de natureza cultural.
Aceda AQUI à reportagem multimédia “Princípio e Fim”, da jornalista Rosário Silva.
O Projecto de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida será também apresentado no encontro anual de Fundações Europeias, promovido pelo European Foundation Centre (EFC), que se realiza de 26 a 28 de Maio em Cascais.
Para saber mais sobre o programa do Symposium “The future of volunteering: concepts, trends, visions” clique AQUI.
Em 2011 - Ano Europeu do Voluntariado, o programa televisivo A Fé dos Homens dedica as emissões de 3ª feira à divulgação de projectos de voluntariado.
No passado dia 1 de Fevereiro, o Projecto de Voluntariado de Proximidade que a Fundação Eugénio de Almeida promove em Évora, desde 2006, esteve em destaque neste programa da RTP2.
Para assistir ao vídeo clique AQUI
Mais cidadania e menos Estado. O novo humanismo está a crescer centrado na pessoa e os voluntários, bem preparados, sublinha D. Carlos Azevedo, são chamados a ser os novos protagonistas da actualidade.
“Os voluntários trocam reuniões de gabinete, por gestos concretos. Negociações intermináveis, por acções imediatas. Protestos e manifestações mediáticas, por factos. Promessas por cumprir, por realidades visíveis”, afirmou o bispo auxiliar de Lisboa, em Évora, numa conferência sobre o voluntariado como expressão do novo humanismo.
O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social lançou também o repto para quem não tem medo de abraçar novos desafios, diz D. Carlos Azevedo, nunca é tarde para começar.
“Qualquer idade serve, qualquer manhã, tarde ou noite é boa. Ao primeiro comboio de solidariedade que passe, entra e começa. Logo verão como as iniciativas impensáveis rebentam. É necessário alguém começar para se ver que algo pode fazer-se”, sublinha D. Carlos Azevedo.
Ouvir Notícia Rádio Renascença
In: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=83038
FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA LANÇA INSTRUMENTO INOVADOR NA ÁREA DA GESTÃO DO VOLUNTARIADO
A Officebox do Voluntariado, instrumento pioneiro para a gestão e animação de voluntariado de proximidade, foi lançada no passado dia 3 de Julho, no Fórum Eugénio de Almeida, por ocasião do II Encontro de Voluntariado.
Este Encontro reuniu em Évora especialistas, instituições e voluntários de todo o país, que discutiram o papel do voluntário na sociedade contemporânea, e onde a Officebox do Voluntariado foi a grande novidade, enquanto guia metodológico único no contexto nacional sobre voluntariado.
Sendo o voluntariado uma das áreas de trabalho privilegiadas pela Fundação Eugénio de Almeida na área Social – pelo que representa enquanto exercício de cidadania activa e comprometida ao serviço da comunidade –, esta instituição desenvolveu uma ferramenta pioneira e inovadora para a sua gestão, que disponibiliza a outras instituições, de forma inteiramente gratuita.
A Officebox tem como destinatários organizações públicas e privadas, sem fins lucrativos, que pretendam criar Núcleos de Voluntariado de Proximidade (NVP), promovendo um conjunto de respostas sociais complementares aos serviços técnicos e profissionais prestados no âmbito de uma comunidade pelas entidades públicas e privadas.
Ao disponibilizar os conceitos, as metodologias e os instrumentos desenvolvidos na implementação e dinamização destes núcleos em Évora, a Officebox constitui-se como uma ferramenta útil e eficaz, baseada na experiência, que poderá ser aplicada em qualquer local, adaptando-se facilmente às circunstâncias específicas de cada realidade e aos recursos que as diferentes entidades tiverem para investir.
Em formato cd-rom, este produto foi concebido no âmbito do projecto Orientar, Servir e Apoiar, liderado pela Fundação Eugénio de Almeida e desenvolvido em parceria com a Cáritas Diocesana de Évora, a Obra de São José Operário, o Núcleo Empresarial da Região de Évora e a Beira Serra – Associação de Desenvolvimento Local, com o apoio da iniciativa comunitária EQUAL.
Procurando difundir o modelo experimentado com grande sucesso no concelho de Évora, esta ferramenta é composta por cinco secções: o referencial metodológico, que inclui as etapas e os recursos necessários para a implementação de um NVP; orientações de comunicação, que visam a criação de uma identidade e de um plano de comunicação, que garanta a adequada visibilidade do NVP; orientações de animação, das quais constam os procedimentos fundamentais para dinamizar um NVP; orientações formativas, que contemplam workshops e acções de formação necessárias à sensibilização e capacitação de instituições e voluntários; por fim, leituras recomendadas neste âmbito. Este produto inclui ainda um filme que ilustra as actividades desenvolvidas no projecto.
As instituições interessadas poderão solicitar a Officebox do Voluntariado ao Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida através do telefone 266 748 300 ou pelo e-mail mailto:bancodevoluntariado@fea-evora.com.pt
Resgatar Laços de Solidariedade
«Entre-Ajuda entre Vizinhos para a Conciliação da Vida Familiar e Profissional»
Dê o seu tempo, a sua mão, o seu abraço, porque ajudar é preciso. Estas
são as mensagens com que o projecto EQUAL “Orientar, Servir e Apoiar:
Promover a Conciliação Vida Familiar e Profissional” tem vindo a pintar
as ruas de algumas freguesias do concelho de Évora. Investir na
promoção de uma cultura de voluntariado como expressão de cidadania
activa é a proposta deste projecto, que pretende dar uma resposta
alternativa aos crescentes constrangimentos sociais e laborais que
dificultam a conciliação da vida familiar e profissional. Como
resultado desta acção, foram concebidos e implantados os “Núcleos de
Voluntariado de Proximidade” (NVP), que criaram uma dinâmica de
voluntariado e entreajuda vicinal (entre vizinhos), contribuindo para o
desenvolvimento de uma nova consciência solidária.
Ler mais (...)
Resgatar Laços de Solidariedade
«Entre-Ajuda entre Vizinhos para a Conciliação da Vida Familiar e Profissional»
Dê o seu tempo, a sua mão, o seu abraço, porque ajudar é preciso. Estas
são as mensagens com que o projecto EQUAL “Orientar, Servir e Apoiar:
Promover a Conciliação Vida Familiar e Profissional” tem vindo a pintar
as ruas de algumas freguesias do concelho de Évora. Investir na
promoção de uma cultura de voluntariado como expressão de cidadania
activa é a proposta deste projecto, que pretende dar uma resposta
alternativa aos crescentes constrangimentos sociais e laborais que
dificultam a conciliação da vida familiar e profissional. Como
resultado desta acção, foram concebidos e implantados os “Núcleos de
Voluntariado de Proximidade” (NVP), que criaram uma dinâmica de
voluntariado e entreajuda vicinal (entre vizinhos), contribuindo para o
desenvolvimento de uma nova consciência solidária.
Ler mais (...)
Partilhar conteúdo: