CONFERÊNCIA: A PRESENÇA PÚBLICA DO VOLUNTARIADO | 28 NOVEMBRO

A Presença Pública do Voluntariado
Conferência por D. Sebastián Mora Rosado

28 de Novembro 2012| Fórum Eugénio de Almeida| 15H00


A formação avançada dos agentes do voluntariado é uma aposta forte da Fundação Eugénio de Almeida que tem promovido a realização de conferências que contam com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

No corrente mês de Novembro a Fundação acolhe o Secretário-Geral da Cáritas Espanhola, Sebastián Mora Rosado, numa conferência dedicada ao tema A Presença Pública do Voluntariado.

"O declínio e a erosão da esfera pública são uma realidade nas sociedades ocidentais. O âmbito privado tem sido promovido como o espaço privilegiado das pessoas.
Este processo elevou a intimidade ao espaço de realização e o público ao espaço despersonalizado.

Por outro lado, a tecnocracia abafou o discurso ético e político, deixando os cidadãos fora das decisões e deliberações.

Neste contexto o voluntariado é um cenário social que pode ajudar a reconstruir a esfera pública. É um cenário relacional, uma energia cívica e um suporte solidário necessário para construir o social.

Por tudo isto o voluntariado deve reconhecer-se como um ator social que presta serviços à comunidade, potencia os valores e possui uma dimensão política que é necessária para criar pontes entre o privado e o público.
"

Sebastián Mora Rosado


Secretário-Geral da Cáritas Espanhola desde 2009, acumula atualmente o cargo de diretor executivo da Fundação FOESSA (Fomento de Estudios Sociales y de Sociología Aplicada) e de vice-presidente da Plataforma do Terceiro Setor, entre outras.

Colabora habitualmente em vários cursos e conferências em fóruns nacionais e internacionais relacionados com o terceiro setor e as entidades de caráter não lucrativo. Autor de inúmeros artigos em revistas especializadas, Sebastián Mora publicou também dois livro sobre o tema do voluntariado, um dos quais precisamente sobre o tema desta conferência, integrado na coleção de cadernos de voluntariado da Plataforma do Voluntariado de Espanha que a Fundação Eugénio de Almeida publica em português.

PROGRAMA


15h00 Conferência – A Presença Pública do Voluntariado
Sebastián Mora Rosado, Secretário-Geral da Cáritas Espanhola

16h00 Debate

17h00 Encerramento

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até ao dia 26 de Novembro. Para aceder à ficha de inscrição clique AQUI

ACÇÃO CO-FINANCIADA PELO POCTEP/FEDER

Partilhar conteúdo: