ARASS PROCURA VOLUNTÁRIOS PARA O PROJECTO «MOZART»

(Áreas/actividades: deficiência/acompanhamento pessoal; animação)

O que é a ARASS?
A ARASS - Associação de Reabilitação, Apoio e Solidariedade Social - é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que desenvolve a sua actividade na área da deficiência mental moderada, grave e profunda e outras multi-deficiências.
Tem como finalidade a promoção da educação, reeducação, reabilitação e potenciar a saúde de jovens e adultos deficientes, bem como a sua reintegração, apoio protegido e sua valorização socioprofissional.
Funciona com duas valências: o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e o Lar Residencial.

O que é o Projecto “Mozart”?
O “Mozart” é um projecto anual (inicia em Janeiro e termina em Dezembro de 2010) que se destina à população em geral, que se disponibilize para colaborar com a ARASS, a fim de desenvolver diversas actividades em conjunto com os utentes da Instituição.
Tem como objectivo geral a satisfação cada vez mais e melhor das necessidades das pessoas com deficiência e a sua integração social. É necessário assumir o nosso compromisso para com a solidariedade, a justiça social e uma maior inclusão. Por outro lado, é importante ajudar a derrubar os estereótipos e a estigmatização da pessoa deficiente e/ou dependente.

Através deste projecto abre-se a oportunidade de colaboração em áreas como:
- Actividades Ocupacionais: actividades que proporcionem novas experiências e/ou vivências aos utentes, como por exemplo: croché, canto, aprendizagens informáticas, entre outras;
- A Horta Pedagógica: desenvolver actividades de jardinagem e horticultura;
- Actividades Pontuais: iniciativas com um objectivo próprio, onde os utentes poderão participar em eventos no exterior da Instituição, mesmo em horário pós-laboral (passeios e caminhadas, idas à Igreja, visitas a museus, cinema, entre outras).
 
Perfil do Voluntário:
- Competências para participar activamente no planeamento e dinamização das actividades do projecto, quer sejam no interior, quer sejam no exterior da Instituição.
- Conhecimentos básicos nas diferentes áreas do Projecto.
- Aptidão para manter uma relação de empatia com os jovens e adultos deficientes.
- Capacidade para trabalhar em equipa.
- No mínimo, o 12º ano de escolaridade.
- Disponibilidade de 3h por semana.

O horário desse apoio será flexível e a combinar entre as partes intervenientes.

A ARASS oferece:
- Seguro de acidentes de trabalho;
- Transporte (a combinar entre os intervenientes);
- Lanche;
- Acompanhamento técnico ao desempenho dos voluntários;
- Certificação da pratica de voluntariado.

Se tem interesse e disponibilidade em colaborar com a ARASS, e quiser participar neste Projecto, contacte o Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida até ao dia 05 de Fevereiro de 2010, indicando as áreas em que poderá colaborar.

Contactos do Banco de Voluntariado
Telef.: 266748300
E-mail: bancodevoluntariado@fea.pt

Partilhar conteúdo: