PRECISAM-SE VOLUNTÁRIOS PARA APOIO A SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA SOCIAL

O que é a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Évora?
A Delegação de Évora da Cruz Vermelha Portuguesa, implantada no concelho desde 1912, desde a sua fundação tem dirigido a sua acção às pessoas, famílias e instituições em situações de emergência colectiva e/ou individual. Para além das mais variadas valências (Serviço de Apoio Domiciliário, Atendimento Social, Refeitório Social, Linha Nacional de Emergência Social, Lavandaria Social, Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, entre outros).

O que é a Linha Nacional de Emergência Social (LNES)?
A Linha Nacional de Emergência Social (LNES) é um serviço público, gratuito, de âmbito nacional, com funcionamento contínuo e ininterrupto (24 por dia, 365 dias por ano), para protecção e salvaguarda da segurança dos cidadãos em situação de Emergência Social. A LNES está disponível através do número de telefone 144.

Conceito de Emergência
A Emergência caracteriza-se por uma situação de grande vulnerabilidade e desprotecção, resultante de não estarem asseguradas as condições mínimas de sobrevivência e que constituam um perigo real, actual ou iminente, para a integridade física, psíquica e emocional do indivíduo/família, necessitando de intervenção imediata (ex. vítimas de violência doméstica, crianças, jovens em perigo, sem-abrigo, idosos em situação de abandono).

Requisitos do Voluntário:
A Cruz Vermelha Portuguesa procura voluntários:
- Maiores de 18 anos;
- Disponibilidade para trabalhar em horários diversificados;
- Escolaridade mínima 12º ano;
- Sentido de responsabilidade;
- Carta de condução;

Como contribuir?
O contributo do voluntário passa, especificamente, por acompanhar o técnico e dar resposta imediata à situação de Emergência Social, sempre que ocorra e nos dias que o voluntário se tenha disponibilizado para ficar de escala.

A Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Évora oferece aos voluntários:
- Seguro;
- Formação específica;
- Acompanhamento Pessoal.

Se se enquadra neste perfil, tem interesse e disponibilidade em fazer voluntariado, e quer conhecer melhor esta resposta social, contacte o Banco de Voluntariado até ao dia 17 de Setembro que promoverá o encontro com os responsáveis pelo projecto na Delegação de Évora da Cruz Vermelha Portuguesa.

Contactos do Banco de Voluntariado:
Telef.: 266 748 300
E-mail: bancodevoluntariado@fea.pt

Partilhar conteúdo: