Voluntariado na área da infância

Este projecto consiste numa proposta dirigida aos munícipes do concelho de Évora, com tempo livre e que gostem de desenvolver actividades com crianças (entre os 6 e os 10 anos), que através de um serviço de voluntariado acompanhem estes momentos das refeições escolares (11h45-14h00), promovendo um encontro intergeracional e de apoio, quer aos alunos quer às funcionárias dos referidos equipamentos.

São objectivos do “Almoços de Miúdos com Graúdos”:
1. Qualificar o serviço de fornecimento de refeições aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do concelho de Évora, através do reforço de recursos humanos (voluntários);
2. Estimular o encontro intergeracional, enquanto veículo conducente a uma aprendizagem informal por parte dos alunos e voluntários, numa perspectiva integradora;
3. Fomentar a integração e participação cívica dos munícipes do concelho de Évora na comunidade, valorizando saberes e experiências de vida enriquecedoras.

Procuramos voluntários que disponibilizem o seu tempo livre no período de almoço, para:
1. Apoiar o pessoal afecto às cantinas na organização do espaço e dos grupos de alunos e na distribuição das refeições;
2. Acompanhar os alunos durante o momento da refeição, potenciando-o como um momento pedagógico e de bem-estar;
3. Os voluntários deverão, à partida, poder assumir o compromisso mínimo de um período lectivo (+- 3 meses), ainda que os dias possam ser intercalados (por ex.: de Abril a Junho, todas as 3ª e 5ª feiras)

A Câmara Municipal de Évora oferece aos voluntários:
1- Fornecimento do almoço, na cantina em que desenvolvem o voluntariado;
2- Acção de sensibilização e informação;
3- Acompanhamento técnico ao desempenho dos voluntários;
4- Seguro;
5- Convites, aos voluntários, para iniciativas e eventos, promovidos pela autarquia e/ou entidades e instituições suas parceiras.
6- Certificação da prática de voluntariado.


Datas:
- A selecção e integração de voluntários são efectuadas por período escolar: Abril/Junho 2011

Se tem interesse e disponibilidade em fazer voluntariado e quer conhecer melhor este projecto, contacte o Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida que organizará o encontro dos voluntários com os responsáveis do projecto “Almoços de Miúdos com Graúdos”.

Esta fase de inscrições decorrerá até ao dia 13 de Abril de 2011.

Informe-se junto do Banco de Voluntariado, em resposta a este e-mail ou pelo telefone 266 748 300

Partilhar conteúdo: