VOLUNTÁRIOS PARA APOIO A BANCO DE BENS PARA GRÁVIDAS E BEBÉS

A Associação para o Planeamento da Família – APF Alentejo
A Associação para o Planeamento da Família (APF) é uma organização não governamental que tem como principal objectivo contribuir para que as pessoas possam fazer escolhas livres, responsáveis e conscientes na sua vida sexual e reprodutiva. Federada na IPPF - International Planned Parenthood Federation, a maior agência internacional de planeamento familiar de carácter não governamental e a segunda maior agência de voluntariado a nível mundial, a APF tem trabalhado no sentido de se conseguirem alcançar alterações legais e políticas no âmbito do planeamento familiar, da educação sexual e dos direitos sexuais e reprodutivos.

 A APF Alentejo actua ao nível da promoção de competências parentais, formação em Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) e Educação Sexual, apoio técnico e/ou material de Profissionais de Saúde e Educação, atendimento e aconselhamento a jovens sobre SSR, sempre numa perspectiva de promoção de uma vivência positiva da sexualidade.

 

Projecto "Trocas e Baldrocas"

O projecto Trocas e Baldrocas consiste num Banco de Bens dirigido para a gravidez, bebés e crianças até aos 3 anos. Aberto à comunidade, funciona como um banco de troca, doação e empréstimo de bens que inclui roupas, banheiras/muda-fraldas, camas, carrinhos de bebé, fraldas, bombas de leite, produtos de higiene pessoal, alimentos (leite, papas e biberons) e outros artigos de higiene, segurança e puericultura.

Tarefas do voluntário:

- Armazenamento das roupas de Inverno;

- Selecção dos materiais e roupas de época Primavera/Verão em armazém para colocação no Trocas e Baldrocas;

- Organização das roupas e artigos diversos;

- Manutenção regular do Trocas (identificação de faltas de stock, reposição?).


Frequência de participação:

- 2 vezes por semana, em horário e dias a definir, durante pelo menos três meses consecutivos.

Local:

- Instalações da APF Alentejo - Bairro Cruz da Picada, lt. 46 Cave-frente, 7000-772 Évora

 

Perfil dos voluntários:

Para participar, deverá gostar de trabalhar em equipa, ser dinâmico(a) e ter espírito de iniciativa, assim como reconhecer e valorizar os valores e princípios da APF Alentejo, que são a promoção de escolhas livres e conscientes em relação à Saúde Sexual e Reprodutiva. O sexo, a idade, a formação e a experiência anterior em voluntariado são indiferentes.

A APF Alentejo oferece aos voluntários:
Apoio técnico e acompanhamento na sua acção voluntária através da APF Alentejo.
O voluntário encontrará, nesta prática, oportunidades de desenvolvimento pessoal, de participação num projecto de apoio à comunidade e de criação de novos laços afectivos, possíveis através do encontro com os outros e da sua participação na actividade desta organização. A APF Alentejo assegurará ao voluntário uma compensação pelas despesas com o trabalho voluntário, através de material didáctico.


Data limite para proceder às inscrições:
Até 17 de Junho 2011, deverá manifestar o seu interesse em colaborar neste projecto, junto do Banco de Voluntariado, em resposta a este e-mail para bancodevoluntariado@fea.pt ou através do telefone: 266 748 300

Partilhar conteúdo: