INSCREVA-SE PARA COLABORAR COM A CRUZ VERMELHA DE ÉVORA

A Cruz Vermelha - Delegação de Évora encontra-se em fase de recrutamento de voluntários para dois projectos:

1) REVIVE - Apoio à População Prisional em coordenação com a Direcção Geral dos Serviços Prisionais

2) Academia CVP

O que é a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Évora?
- A Cruz Vermelha Portuguesa é uma instituição humanitária não governamental de carácter voluntário e de interesse público, sem fins lucrativos, que desenvolve a sua actividade no respeito pelo Direito Internacional Humanitário e em obediência aos Princípios Fundamentais e recomendações do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
- Constitui missão da Cruz Vermelha Portuguesa prestar assistência humanitária e social – em especial aos mais vulneráveis – prevenindo e reparando o sofrimento, e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
- A Delegação de Évora dá resposta a situações de vulnerabilidade em que estejam em causa a dignidade e saúde humanas.
- As diferentes respostas disponibilizadas à comunidade por esta Delegação vão desde a acção social, às diferentes equipas de emergência não esquecendo a formação específica.

1) REVIVE - Apoio à População Prisional em coordenação com a Direcção Geral dos Serviços Prisionais

A Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito de um protocolo de colaboração com a Direcção Geral dos Serviços Prisionais, tem vindo a desenvolver um programa de voluntariado nos diversos Estabelecimentos Prisionais do país, com o objectivo de promover actividades promotoras de qualidade de vida.

Objectivo:
O projecto REVIVE visa incrementar o Voluntariado nos Estabelecimentos Prisionais, bem como fomentar o envolvimento da Sociedade Civil no apoio às actividades de reinserção social da população reclusa.

Como colaborar no REVIVE?
- Apoiar o desenvolvimento de actividades educativas e formativas;
- Promover o desporto e estilos de vida saudável;
- Dinamizar actividades de animação sócio-cultural;
- Promover acções de educação para a saúde – formação em primeiros socorros;
- Promover o apoio psico-social e a reinserção social.

Calendário e Horários:
Para este ano, está previsto o início das actividades a partir de 30 Outubro.

Se está motivado a ser voluntário junto da população prisional, adira a esta iniciativa.

Serão definidos horários semanais para cada voluntário, conforme disponibilidade indicada pelos inscritos, de 2ª a sábado entre as 9h00 e as 18h00.

Requisitos:
Para desenvolver esta acção, os voluntários inscritos irão participar em formação específica CVP, no âmbito do voluntariado em Estabelecimentos Prisionais.


2) Academia CVP

Objectivos:
A Academia CVP tem como principal objectivo proporcionar à comunidade actividades diversificadas e promotoras de qualidade de vida.

A Academia CVP teve início há cerca de 1 ano e tem decorrido contando com a disponibilidade de formadores voluntários, das mais diversas áreas: Yoga, Pilates, Ginástica de Manutenção, Auto-estima, Gestão para Não-gestores, Tecnologias da Informação e Comunicação, Inglês, História de Arte, Defesa Pessoal, Atelier de Escrita Criativa, Atelier de Música (Vocal/Instrumental), Defesa Pessoal, Danças Latinas, Espanhol...

O objectivo principal é proporcionar actividades cativantes e promotoras do desenvolvimento pessoal, a toda a população.

Calendário e Horários:
Para este ano, está previsto o início das actividades da Academia CVP para 6 de Outubro. Se está motivado a ser formador voluntário, adira a esta iniciativa. Serão definidos horários semanais para cada formador, conforme disponibilidade indicada pelos inscritos.

Poderá também ficar a conhecer a nossa oferta formativa e inscrever-se como formando. Este é um espaço de partilha de saberes!

Como colaborar na Academia CVP?
- Os voluntários deverão organizar sessões nas áreas temáticas que elegeram para dinamizar devendo transmitir os conhecimentos de uma forma simples e concisa.
- O horário de funcionamento da Academia é, em dias úteis, entre as 9h00 e as 18h00.
- Os voluntários deverão apresentar disponibilidade de, pelo menos, 1h por semana.

O que é que a CVP de Évora oferece aos voluntários?
- Os Voluntários recebem Formação Institucional e, posteriormente, serão credenciados pela Instituição;
- Receberão informação sobre os objectivos, duração e lugar da actividade que irão realizar;
- Realizarão a acção voluntária de acordo com as suas capacidades, aptidões e interesses;
- Serão reconhecidos pelo trabalho que desenvolvem com acreditação e certificação;
- Participarão nas decisões que dizem respeito ao seu trabalho;
- Integrarão uma apólice de seguros de acidentes pessoais.


Se tem interesse em participar num destes projectos, contacte o Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida até ao dia 30 de Setembro pelo telefone 266 748 300 ou pelo e-mail bancodevoluntariado@fea.pt e indique qual o projecto em que gostaria de colaborar bem como a área de formação/dinamização com que poderá contribuir.

Partilhar conteúdo: