COLABORE COM O LAR RESIDÊNCIAL DA CERCIDIANA


O que é a Cercidiana?
A CERCIDIANA (Cooperativa para a Educação, Reabilitação e Inserção de Cidadãos Inadaptados de Évora, C.r.l.) é uma cooperativa de solidariedade social que apoia crianças, jovens e adultos portadores de deficiência mental, motora, multideficiência ou com necessidades educativas especiais, bem como, com problemas de ordem psicológica, social e de inserção na comunidade, tendo em conta a defesa dos interesses individuais e de cidadania na perspetiva da promoção do direito à igualdade de oportunidades.

O que é o Lar Residencial?
O Lar Residencial destina-se a clientes semi-autónomos, a partir dos 16 anos de idade, que possuem algum grau de incapacidade/deficiência e que se encontram impedidos, temporária ou definitivamente, de residir no seu meio familiar.

Pretendemos, desta forma, proporcionar um ambiente afectivo e familiar que se aproxime, o mais possível, de um ambiente familiar normal.

Considerando as necessidades, assim como, as potencialidades dos nossos clientes desenvolvemos, entre outros, os seguintes serviços: Actividades Lúdico-Recreativas; Actividades Culturais; Actividades Desportivas; Actividades Espirituais e/ou Religiosas; Apoio Social e Acompanhamento ao Exterior.

O que se pretende do voluntário?
? Colaborar na planificação e dinamização das actividades lúdico-recreativas/culturais e desportivas do Lar Residencial;
? Acompanhar e apoiar as actividades desenvolvidas no Lar Residencial;
? Acompanhar os clientes ao Centro de Saúde ou ao Hospital.

Perfil do voluntário:
? Apetência pelas temáticas da habilitação, reabilitação e inserção;
? Competências para planificar/dinamizar actividades com pessoas que possuem algum grau de incapacidade/deficiência;
? Possuir capacidade de iniciativa e de mobilização;
? Apetência pelo trabalho em equipa;
? Possuir no mínimo o 12º ano de escolaridade;
? Possuir conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
? Ter disponibilidade para colaborar pelo menos uma vez por semana entre Janeiro e Junho de 2012. O horário poderá ser ajustado de acordo com a disponibilidade do voluntário: Sábados, Domingos e Feriados em horário a combinar e/ou dias da semana no acompanhamento dos clientes ao Centro de Saúde ou ao Hospital.
    
A CERCIDIANA oferece:
? Seguro;
? Formação inicial sobre a Cercidiana;
? Acompanhamento técnico ao desempenho dos voluntários;
? Certificação da prática de voluntariado.

Se tem interesse nestas acções e vontade de participar contacte, por favor, o Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida até ao dia 10 de Janeiro de 2012.
 

Partilhar conteúdo: