MÉDICOS DO MUNDO SOLICITA APOIO PARA CAMPANHA

O que é a Médicos do Mundo?
A Médicos do Mundo (www.medicosdomundo.pt) é uma organização humanitária, presente no Alentejo desde 2008, que promove o acesso de todos aos cuidados de saúde, a responsabilização do cidadão pela sua própria saúde/doença, e a luta contra a exclusão social.

Com o seu Projecto Montes Isolados a Médicos do Mundo tem visitado cerca de 600 idosos nas freguesias rurais dos concelhos de Redondo, Estremoz, Vila Viçosa, Évora, Viana do Alentejo, Mourão, Portel e Reguengos de Monsaraz. No âmbito destas visitas domiciliárias, a equipa da Médicos do Mundo realiza rastreios de colesterol, diabetes e tensão arterial, faz educação para a saúde, promove a adesão terapêutica, esclarece dúvidas, e a idosos carenciados oferece medicamentos. Estes medicamentos provêm de doações e iniciativas como esta, pelo que a oferta está sujeita à disponibilidade. Prevemos estender estas visitas domiciliárias a idosos carenciados do centro histórico de Évora.

Jornada de Recolha de Medicamentos - 16 de Fevereiro:
Esta ação é uma iniciativa da Associação para a Assistência Farmacêutica (http://www.bancofarmaceutico.pt/node/201), que todos os anos realiza a Jornada de Recolha de Medicamentos, na qual os clientes das farmácias aderentes, podem comprar medicamentos sujeitos a não receita médica e doam-nos a instituições de solidariedade social que depois distribuem a pessoas carenciadas. (A Médicos do Mundo é uma das instituições beneficiárias, e a entidade organizadora da recolha em Évora).

Pretende-se recrutar pessoas:
- Integradas no projeto de Voluntariado de Proximidade da FEA;
- Capazes de comunicar uma causa;
- Que se sintam preparados para falar com o público (clientes da farmácia): prestar esclarecimentos, convidar a participar na campanha;
- Disponíveis para realizar um turno no dia 16 de Fevereiro (manhã ou tarde);

Funções do voluntário:
No dia em que se realiza a Jornada, os voluntários estarão na farmácia Passos (Travessa de Chartres, 10 – Horta da Porta), falam com os clientes sobre a iniciativa e convidam-nos a doar um medicamento à Médicos do Mundo (http://www.bancofarmaceutico.pt/node/3).

Na abordagem ao cliente, os voluntários entregam um folheto sobre a campanha, prestam esclarecimentos e convidam-no a participar na recolha, comprando um medicamento não sujeito a receita médica.

Caso o cliente aceite, o voluntário remete-o para o farmacêutico de serviço. Por sua vez, o farmacêutico informa o cliente sobre quais os medicamentos que a Médicos do Mundo necessita, o cliente efetua a compra de um medicamento e entrega-o aos voluntários presentes, que armazenam os produtos numa caixa própria.

Inscrições:
Até ao dia 14 de Fevereiro de 2013, junto do Banco de Voluntariado da FEA: bancodevoluntariado@fea.pt, ou pelo telefone 266 748 300.
Deverá indicar o turno para o qual estará disponível.

Partilhar conteúdo: