METALENTEJO PROCURA VOLUNTÁRIOS PARA COLABORAR NA LOJA SOCIAL

QUER SER VOLUNTÁRIO NUMA LOJA SOCIAL?

A MetAlentejo procura  voluntários para loja social

O que é a MetAlentejo?
A MetAlentejo - associação para o bem-estar psicossocial da comunidade, é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), dedicada à reabilitação e inclusão de pessoas com doença mental. O seu objectivo é intervir na área da saúde mental, na prevenção, na luta contra o estigma e criar respostas ao nível social para pessoas com doença mental, familiares e cuidadores.

A associação nasceu em 2010, da vontade de um grupo de profissionais de saúde, sensibilizados para a escassez de respostas sociais e insuficiência de recursos, na região do Alentejo, para satisfazer as necessidades dos doentes mentais e familiares.

Para além de várias acções de divulgação, angariação de sócios e sobretudo sensibilização das pessoas para esta problemática, a MetAlentejo tem vindo gradualmente a avançar com alguns projectos, entre os quais a abertura, em Março de  2013, de uma loja social.

Loja social « aLoja»
Este espaço, situado nas instalações da Junta de Freguesia da Sra da Saúde, funciona apenas em regime de voluntariado e tem o objectivo de beneficiar pessoas mais carenciadas e angariar fundos que revertem a favor de projectos da associação.

É um espaço também com uma vertente reabilitativa, porque temos alguns voluntários com doença mental a colaborar na dinâmica da loja.

Os artigos que temos (roupa, calçado, brinquedos, puericultura e acessórios), são resultantes de doações feitas à associação, sujeitas a triagem, armazenamento em devidas condições de higiene e arrumação e por fim colocadas na loja para venda a preços simbólicos. O armazém para acondicionamento dos bens doados está situado na Rua da Esperança, nº 3A, no Bº Sra da Saúde, que é também a sede da associação.

Actualmente, por carência de voluntários da associação e por necessidade de alargamento do horário de abertura ao público, pretendemos integrar voluntários que se disponham a colaborar na actividade da loja.

Horário
2ªF, 4ªF, 6ªF e Sáb das 10h às 13h
3ªF e 5ªF das 16h às 19H
(O horário poderá ser ajustado de acordo com o número de voluntários inscritos)

Funcionamento/Tarefas dos Voluntários
- Deverão estar sempre dois voluntários na loja, durante o horário de abertura. Para além da venda e registo de artigos vendidos, o voluntário será responsável pela reposição, arrumação e limpeza  deste espaço.

- Também será função do voluntário colaborar na triagem, limpeza da roupa (se necessário), e acondicionamento  no armazém. O tempo necessário para esta tarefa varia de acordo com as doações mas não irá além de 2h semanais.
 
Perfil dos Voluntários:
- Idade a partir dos 18 anos;
- Boa comunicação com o público;
- Ser responsável  e organizado.

A MetAlentejo  oferece aos voluntários:
- Seguro;
- Certificado de prática de voluntariado.

Se tem interesse, disponibilidade em fazer voluntariado e quer colaborar neste projecto, inscreva-se AQUI, até ao dia 15 de Setembro

Partilhar conteúdo: