Iniciativa Conhecer para Atuar levou voluntários ao Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora


Com o objetivo de dar a conhecer a realidade à qual pertencem os voluntários, a Fundação Eugénio de Almeida promoveu no passado dia 21 de Agosto a 5ª visita da iniciativa Conhecer para Atuar.


Desta vez, os voluntários foram conhecer o Centro de Convívio da CME sito na Rua do Fragoso, em pleno Centro Histórico de Évora, tendo sido acolhidos pela Dra. Carla Henriques - técnica responsável por esta resposta social da CME, que orientou uma visita guiada pelos vários espaços físicos, à qual se seguiu uma apresentação dos serviços e projetos que aí se desenvolvem.


A visita iniciou-se pelo espaço “ Trocar é o que está a dar”, um espaço de troca de bens que abre mensalmente nas primeiras terças-feiras de cada mês e que dispõe de roupa, calçado, brinquedos e bijuterias. As trocas mensais funcionam sob uma temática específica, em Setembro o tema será o “regresso às aulas” em que estarão disponíveis para troca vários bens dirigidos aos mais jovens. 


Visitou-se de seguida a Área Técnica, um espaço aberto a todos os utentes para o desenvolvimento de Serviços de Proximidade, nomeadamente na satisfação de necessidades quotidianas, como o preenchimento de formulários e outros apoios administrativos.

 

A intervenção do centro do convívio é dirigida a toda a comunidade, focada particularmente na 3ª idade que neste espaço encontra vários serviços tais como dança criativa, yoga do riso, ginástica, torneios de sueca e damas, tardes criativas, ensaios de cante alentejano, cuidados de beleza, aulas de informática, encontros livros com vida e serviço de proximidade.


A Fundação Eugénio de Almeida através do Projeto de Voluntariado de Proximidade tem estabelecido uma estreita articulação com este Centro de Convívio para o apoio à comunidade, através da realização de apoios diretos a pessoas na comunidade com recurso ao Voluntariado, encontros temáticos, e outras iniciativas.


Já em Outubro, no âmbito das comemorações do Mês do Idoso, será promovida uma visita guiada ao Fórum Eugénio de Almeida, dirigida aos idosos deste Centro de Convívio. Esta visita, que recorrerá ao apoio de Voluntários, tem como objetivo criar laços solidários entre os utentes e os Voluntários de Proximidade, pessoas disponíveis para partilhar o seu tempo e afeto. Tem ainda como objetivo promover o acesso à arte e cultura e valorizar memórias e pessoas. 


As visitas Conhecer para Atuar são uma iniciativa da Fundação Eugénio de Almeida que permitem aproximar os Voluntários da sua realidade, da comunidade e das organizações com as quais o Projeto de Voluntariado de Proximidade interage.

 

Vejas as imagens AQUI!

 

Partilhar conteúdo: