Fundação Eugénio de Almeida foi entidade parceira no Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2015

Decorreu no passado dia 17 de Setembro, no Espaço Atmosfera M em Lisboa, a sessão final do Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2015.

 

Nesta 5.ª edição deste Prémio, a Fundação Eugénio de Almeida marcou uma forte presença, através da realização de uma sessão motivacional sobre Voluntariado Jovem, dinamizada por Tânia Silva, Técnica do Projeto de Voluntariado da FEA, e também pela participação de Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social da FEA, enquanto membro do Júri deste prémio.

 

Recorde-se que já em Julho a Fundação Eugénio de Almeida organizou uma sessão de divulgação deste Prémio em Évora, motivando os jovens da região a participar ativamente nesta iniciativa.

 

Na sessão do dia 17 de Setembro, participaram os jovens das 5 equipas pré-selecionadas na 1.ª fase, sendo provenientes de vários pontos do país. Para dinamizar a sessão, para além do briefing inicial de Tânia Silva, esteve presente o Instituto Padre António Vieira e a associação Mentes Empreendedoras, tendo ajudado os jovens a preparar os seus projetos sobre como combater o desemprego jovem.

 

O vencedor do Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2015 foi a Associação Sonha, Faz e Acontece, com o “Projeto Portugal”, que visa apoiar estudantes dos PALOP que vêm estudar para Portugal e que, entretanto, se deparam com dificuldades de integração no mercado de trabalho. Esta iniciativa pretende criar sinergias entre os voluntários e padrinhos institucionais, definindo e implementando planos de intervenção meritocráticos e personalizados que contribuam para o sucesso académico e social de cada estudante proveniente dos PALOP. O objetivo é que, após a sua integração, os estudantes africanos possam também afirmar-se como agentes de mudança no regresso ao seu país de origem.

 

Esta associação, selecionada pelo Júri composto por Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social da FEA, Erica Nascimento, Diretora da Junior Achievement Portugal, Rui Marques, Presidente do Instituto Padre António Vieira, Conceição Zagalo, Presidente da GRACE e Tomás Correia, Presidente da Associação Mutualista Montepio, recebeu o prémio no valor de 5 mil euros, tendo sido atribuídas quatro menções honrosas, no valor de 500 euros, aos restantes finalistas.

 

O vencedor da 5.ª edição do Prémio Voluntariado Jovem foi anunciado por Henrique Sim-Sim, enquanto representante do Júri, e Carlos Beato, vogal do Conselho Geral e de Supervisão do Montepio, entregou o Prémio à equipa Sonha, Faz e Acontece!

 

Partilhar conteúdo: