COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS 2015

30 de Nov - 10 de Dez

 

PROGRAMA

(A participação nas atividades é gratuita e requer inscrição prévia)

 

CONHECER PARA ATUAR NA FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA

A Fundação Eugénio de Almeida oferece aos voluntários que colaboram nos seus projetos a oportunidade de conhecer in loco o seu património cultural e artístico e as suas estruturas de produção de vinho e azeite.
O programa de visitas guiadas à Fundação levará os voluntários a conhecer o Fórum Eugénio de Almeida, antigo Palácio da Inquisição e o Jardim das Casas Pintadas, o Paço de São Miguel, o Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida, a Coleção de Carruagens, bem como a nova Adega Cartuxa, na Herdade de Pinheiros e o Lagar Cartuxa, na Herdade do Álamo da Horta.

 

Visita à Adega Cartuxa, Herdade de Pinheiros, Quinta de Valbom e Lagar Cartux  

30 Novembro | 09h30 – 13h00 (Inscrições encerradas)

 

Visita ao Paço de São Miguel, Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida, Coleção de Carruagens, Fórum Eugénio de Almeida e Jardim das Casas Pintadas (inscrições AQUI)

5 Dezembro | 15h00 – 16h30 (Inscrições até 30 de Novembro)

                                                        

 ***

 

VOLUNTARIADO VAI À ESCOLA – AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O VOLUNTARIADO 

 

1 de Dezembro | Escola Gabriel Pereira |  08h15 – 9h45

1 de Dezembro | Escola Conde de Vilalva |  11h30 – 12h30

10 de Dezembro | Biblioteca da Escola Básica André de Resende |  17h30 – 18h30

 

A Fundação Eugénio de Almeida responde ao convite de várias Escolas e organiza várias sessões de esclarecimento e sensibilização para o voluntariado, dirigida a alunos, pais e encarregados de educação, com a apresentação de exemplos práticos e oportunidades de voluntariado em diversas áreas na cidade de Évora.

 

 ***

 

REUNIÃO DA EQUIPA DE VOLUNTARIADO CULTURAL: BALANÇO DE 2015 

2 de Dezembro | Fórum Eugénio de Almeida |  14h30 – 17h00

 

Durante o ano de 2015, 39 voluntários participaram nas diferentes atividades do projeto de voluntariado cultural. Fizeram voluntariado em atividades como a guardaria e acolhimento aos visitantes do Fórum Eugénio de Almeida, a montagem e desmontagem de exposições, o apoio às atividades do serviço educativo, o apoio às visitas guiadas no Paço de São Miguel, o acompanhamento da organização do Festival Lá Fora. Frequentaram formação, visitaram outros projetos de arte contemporânea, assistiram a conferências e seminários, privaram com os artistas. Nesta reunião faremos o balanço entre o dar e o haver no projeto de Voluntariado Cultural da FEA.

 

Durante o mês de Agosto a FEA orientou o estágio curricular da aluna Rita Martins, estudante da licenciatura de Economia da Universidade de Évora. Durante o estágio foram analisados os dados quantitativos do projeto de voluntariado cultural da FEA no período entre Janeiro de 2015 e Junho de 2015 e foi elaborado um estudo de medição do valor económico do projeto de voluntariado cultural da FEA, à luz da metodologia proposta pelo Manual da Organização Internacional do Trabalho, que agora se apresenta.

 

***

 

REUNIÃO DA EQUIPA DE VOLUNTARIADO PROXIMIDADE: BALANÇO DE 2015 E APRESENTAÇÃO PROGRAMAÇÃO 2016 

3 de Dezembro | Fórum Eugénio de Almeida |  14h30 – 16h00

 

A Fundação Eugénio de Almeida tem vindo a desenvolver desde 2006  os Núcleos de Voluntariado de Proximidade de Évora que  têm por base a prática do voluntariado numa ótica territorial, baseada nas relações de proximidade, confiança e vizinhança. Pretende-se neste encontro fazer o balanço das respostas dadas a necessidades sociais de pessoas e instituições de determinadas freguesias, bem como demonstrar os resultados da realização de voluntariado de proximidade e da promoção do trabalho em parceria com as organizações locais no contexto deste projeto.

 

***

 

VOLUNTARIADO NA RUA  

4 de Dezembro | 10h30 – 15h00

 

Na manhã do dia 4 de Dezembro, voluntários e alguma animação de rua estarão em diversos locais da cidade dando a conhecer à comunidade onde inscrever-se, que instituições procuram voluntários, que tipo de formação poderá fazer, entre outros.

 

***


SESSÃO DE RECONHECIMENTO PÚBLICO AOS VOLUNTÁRIOS (inscrições AQUI)
Concerto Virgem Suta

5 de Dezembro | Fórum Eugénio de Almeida | 17h00-19h30

 

A Fundação Eugénio de Almeida convida a comunidade eborense para a Cerimónia de Reconhecimento Púbico aos Voluntários e às Instituições Promotoras de Voluntariado que colaboraram com a FEA durante o ano 2015.

 

Do programa consta um espetáculo de Virgem Suta, a dupla Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda, de Beja que têm vindo a encantar Portugal e o Mundo desde 2009, altura em que se celebrizaram com a música Linhas Cruzadas entrou na banda sonora da telenovela portuguesa Olhos nos Olhos.

 

 

Programa

17h00 – Receção

 

17h15 – Abertura com atuação do Coro da ARPIE

17h45 – Sessão de Abertura

Maria do Céu Ramos, Secretária Geral da Fundação Eugénio de Almeida

 

18h00 – Cerimónia de Reconhecimento Publico

Voluntários da Fundação Eugénio de Almeida em 2015

Organizações Promotoras de Oportunidades de Voluntariado junto do Banco de Voluntariado da FEA

Organizações parceiras Voluntariado de Proximidade

 

18h30 – Concerto da banda Virgem Suta

 

19h30 – Encerramento*

 

 

* será servido um Chocolate Quente

 

***

 

III ENCONTRO VOLUNTARIADO E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA 

9 de Dezembro | Páteo de S. Miguel |  14h30 – 16h30

 

A Fundação Eugénio de Almeida, no âmbito das Comemorações do Dia internacional dos Voluntários e do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência promove pelo terceiro ano consecutivo o Encontro “Voluntariado e a Pessoa com Deficiência”, reunindo instituições de Évora que trabalham com estes públicos e que enquadrem, ou desejem vir a enquadrar, voluntários nas suas atividades.

No programa deste encontro será apresentado o balanço da fase piloto do Projeto Voluntariado + Inclusivo que envolveu 5 instituições do concelho de Évora e 23 voluntários que, na sua grande maioria, não tinham experiência prévia de relação com pessoas com deficiência.

 

***

 

WORKSHOP SER VOLUNTÁRIO (mais informação e inscrições AQUI) 

10 de Dezembro | Fórum Eugénio de Almeida |  9h30 – 17H30

 

Ação de formação básica em voluntariado aberta a toda a comunidade, com uma duração de 7 horas, através da qual se pretende proporcionar aos participantes o acesso e a reflexão sobre os principais conceitos relacionados com o voluntariado, sua evolução, prática e modo de funcionamento a partir de projetos estruturados.

Partilhar conteúdo: