IV Encontro de Voluntariado e Juventude

 

Decorreu no passado dia 8 de março, no Fórum Eugénio de Almeida em Évora, a 4ª edição do Encontro de Voluntariado e Juventude promovido pela Fundação Eugénio de Almeida, que reuniu cerca de 180 jovens eborenses. 

 

Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social da Fundação, fez a abertura deste Encontro, cumprimentando especialmente todas as jovens que participaram, uma vez que se comemorava também o Dia Internacional da Mulher. Referiu ainda a “importância da participação individual e comprometida de cada um em projetos de voluntariado ou de cidadania ativa, sendo possível realizar os mesmos, com pequenos contributos, em várias organizações da cidade que hoje acolhem dezenas de projetos de voluntariado. É preciso saber aproveitar e valorizar as oportunidades de participação social que existem”, concluiu.

 

Sob o tema “porque é que o voluntariado importa”, os participantes no IV Encontro Voluntariado e Juventude visionaram uma talk no TEDx de João Rafael Brites, mentor do projeto Transformers. João Brites, consegue desmontar de forma assertiva e inspiradora as principais críticas e mitos sobre o Voluntariado, focando naquilo que realmente importa.

 

Considerando que também dia 8 se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Fundação Eugénio de Almeida convidou 3 jovens voluntárias, Rita Maria Martins, Maísa Lis e Sofia Pereira, e uma jornalista, Rute Oliveira, para que transmitissem o seu testemunho de prática de voluntariado. Foi sem dúvida um momento tocante com a partilha das suas experiências.

 

Por último, os jovens foram desafiados a “pôr a mão na massa”, através da realização de 4 oficinas criativas nas quais puderam empregar a sua energia, tempo e talento a produzir algo de concreto para ajudar pessoas desfavorecidas. Assim, um grupo produziu as Almofadas do Coração para oferta a mulheres com cancro de mama, através do Grupo de Apoio de Évora da Liga Portuguesa Contra o Cancro; um outro grupo preparou sacos oferta com produtos de cosmética para mulheres vítimas de violência doméstica, através da Associação Ser Mulher; outro grupo produziu biscoitos para os idosos em situação de solidão da nossa comunidade, e que são apoiados através do projeto de voluntariado de proximidade, e o último grupo de jovens voluntários, com ajuda do músico eborense Luís Melro, expressou, através da composição e interpretação de uma música, os valores fundamentais do Voluntariado!

 

Esta iniciativa, para além de informar e dar conhecimentos, permitiu o encontro e intercâmbio dos jovens e professores de várias Instituições de Ensino Secundário, Profissional e Universitário de Évora, nas diversas atividades que realizaram.

 

A Fundação Eugénio de Almeida agradece a colaboração da Patrícia Queiroga e Mariana Mira, da Perfumaria Lourdete, Farmácia Paços, 100 ml Store, Farmácia Motta e Clinica Alba, pelo apoio prestado. Agradece por último à equipa de Voluntariado da FEA que acompanhou e ajudou a dinamizar este Encontro. 

 

Para visualizar fotos, clicar AQUI

 

 

 

Partilhar conteúdo: