Encontros Temáticos Mais Saber: morte e cuidados paliativos

Foi sobre o tema “Morte e Cuidados Paliativos” que se realizou na passada terça-feira dia 14 de março mais um Encontro Temático +Saber.

 

Perante um tema difícil mas apaixonante, o encontro contou coma presença de cerca de 40 pessoas, de entre estas os Voluntários, alguns dos quais com intervenção domiciliária em voluntariado, em cuidados paliativos, através do Programa de Voluntariado de Proximidade da Fundação Eugénio de Almeida que leva afeto, escuta e compreensão a várias pessoas e famílias na cidade de Évora.

 

Foi num ambiente de proximidade, confiança e humanidade que várias organizações, técnicos e voluntários partilharam o seu conhecimento e experiências, assim como algumas técnicas necessárias para oferecer uma atenção plena e integral aos pacientes e às suas famílias.

 

“ As pessoas em luto não precisam de estar sozinhas”, “Pergunta-me como me sinto, se tiveres tempo para me ouvir” ou “A morte está aqui para amar a vida” foram algumas das frases mais marcantes deste encontro, que foi uma experiência bastante enriquecedora e promotora do crescimento pessoal daqueles que tiveram a oportunidade de participar.

 

Os Encontros Temáticos Mais Saber, promovidos pela Fundação Eugénio de Almeida, são uma aposta no conhecimento participativo da realidade, que visa oferecer aos voluntários, a partir do olhar das organizações e dos técnicos que trabalham essas realidades, uma visão mais integrada das áreas de intervenção a que se dedicam.

 

O nosso agradecimento às organizações e técnicos que estiveram presentes:

 

Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora

Enfermeira Sara Martins

Dra. Isabel Fernandes

 

Núcleo Regional de Évora da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Voluntária Maria Manuela Oliveira

 

Associação Portuguesa dos Profissionais do Setor Funerário

Dr. Vitor Sebastião

 

Lar de Nossa Senhora da Visitação – Santa Casa da Misericórdia de Évora

Dra. Mariana Peixoto

 


 

Veja as imagens aqui


Partilhar conteúdo: