Oportunidade de Voluntariado Cultural na Fundação Eugénio de Almeida - Maio 2017

Inscrições até 30 de abril

Oportunidade de Voluntariado 412/17, da Fundação Eugénio de Almeida, Voluntariado Cultural

 

Fundação Eugénio de Almeida
A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição privada de utilidade pública que, há mais de cinquenta anos, tem vindo a contribuir para o desenvolvimento cultural, educativo, social e espiritual da região de Évora e do país.
No desenvolvimento da sua missão, tem entre os seus objetivos a promoção de atividades culturais no domínio do património e das manifestações de arte moderna e contemporânea: exposições temporárias, festivais de música, formação temática, congressos, seminários, entre outros.
O Fórum Eugénio de Almeida é o equipamento da Fundação dedicado ao apoio e divulgação da produção artística e cultural contemporânea.

Novas Exposições

Boa-Sorte 

Trata-se de um projeto, apresentado em parte em França, que reúne um grupo de artistas que inscrevem a sua prática dentro de uma lógica de cooperação com diversos campos: social, geográfico ou económico, para mencionar apenas alguns. Artistas que utilizam a prática da relação, do intercâmbio e do tempo como as suas principais ferramentas. Cooperação, transformação e intercâmbio são as palavras-chave no discurso da exposição. Nela, as obras provêm de um interesse no processo de troca (de conhecimento, por exemplo), bem como nos objetos de troca e seus instrumentos de produção; revelam um modus operandi analítico, analógico ou afetivo; podem ser parte de projetos que transbordam o espaço-tempo da exposição e podem envolver objetos institucionais ou comunitários (espaço alternativo de arte, rádio, restaurante, loja, residência, revista) que se desenvolvem a tempo; podem ser simplesmente focados no conceito de tempo. O título da exposição apropria e transforma um título de Charles Fourier - filósofo francês da primeira parte do século XIX associado ao socialismo utópico - que propôs um ideal de sociedade que compreende o conceito de um comércio verdadeiro e social que se baseia em ideias de cooperação e mutualismo e que evita a especulação e o lucro do capitalismo.

 

Das sombras do Verão, do dia e da noite

Margarida Lagarto nasceu em Veiros, no Alentejo, em 1954. Frequentou o Curso de Pintura da Escola António Arroio e da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (ESBAL). Expõe individualmente desde 1984, mas a sua primeira apresentação foi numa exposição coletiva em 1976. Pintora e escultora, Margarida Lagarto utiliza as técnicas e materiais que melhor expressam, em determinado tempo e obra, a sua interpretação do mundo. A artista reside em Évora há mais de 30 anos.

 

Como colaborar?
A Fundação procura voluntários interessados em colaborar nas seguintes atividades:
- Acolhimento ao visitante / apoio e informação sobre as peças e o espaço;
- Vigilância dos espaços / segurança das peças;
- Apoio às atividades do Serviço Educativo.

Os voluntários que pretendam integrar o Grupo de Voluntariado Cultural da FEA deverão poder assumir um compromisso entre maio e outubro de 2017, no mínimo 2h e o máximo de 12h horas por semana, (entre 3ª feira e domingo).

Perfil e aptidões dos voluntários
- Estar inscrito no Banco de Voluntariado da FEA
- Idade igual ou superior a 18 anos
- Residência em Évora (preferencialmente)
- Capacidade de trabalho em equipa
- Interesse em atividades artísticas
- Facilidade de relacionamento com o público
- Disponibilidade para receber formação em datas a combinar;
- Disponibilidade para:

               - Participar na reunião de seleção em data a definir, entre os dias 2 e 5 de maio
               - Participar na reunião formativa sobre a nova exposição dia 6 de maio pelas 11h00

 

A Fundação Eugénio de Almeida oferece aos voluntários
- Acompanhamento técnico ao desempenho dos voluntários
- Formação específica e adequada para cada atividade
- Acesso gratuito às exposições
- Participação gratuita nas conferências e seminários desenvolvidos no âmbito das exposições
- Seguro
- Certificação da prática de voluntariado

Inscrição
Para manifestar o seu interesse nesta oportunidade de voluntariado deverá inscrever-se até ao dia 30 de abril de 2017 no formulário disponível nesta página.

Partilhar conteúdo: