Fundação Eugénio de Almeida promove educação para o voluntariado

No âmbito do seu amplo Programa de Voluntariado, a Fundação Eugénio de Almeida convidou a Pista Mágica – escola de voluntariado, a apresentar o Manual Pedagógico de Educação para o Voluntariado, denominado “Aumentador de Asas”.

 

Este Manual complementa o primeiro livro sobre voluntariado editado em Portugal “Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar”, de autoria de Sónia Fernandes.

 

Esta apresentação insere-se num trabalho que a Fundação Eugénio de Almeida tem vindo a realizar de promover uma cultura de voluntariado nas instituições de ensino, neste caso, nas instituições de ensino de pré-escolar, primeiro e segundo ciclo. Para além desta iniciativa, a Fundação Eugénio de Almeida tem promovido outras atividades junto das escolas secundárias da cidade, tais como iniciativas de formação, encontros e atividades onde os alunos podem experimentar a magia de praticar ações de voluntariado.

 

Após uma nota de enquadramento por parte de Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social da FEA, Sónia Fernandes apresentou o Manual Pedagógico. Este Manual contém fichas, propostas e dicas para os diferentes tipos de atividades de educação para o voluntariado e é um excelente recurso para promoção do voluntariado em contexto escolar.

 

A sessão, muito dinâmica e participada, contou com uma forte componente prática, na qual os participantes tiveram a oportunidade de explorar o manual e aplicar algumas das dinâmicas propostas, tendo estado presentes mais de 30 participantes, ente voluntários, educadores e professores, entre outros participantes.

 

AumentadordeAsas2  AumentadordeAsas3 

BV_AumentadordeAsas_Sónia  AumentadordeAsas5

Partilhar conteúdo: