Voluntariado e Património Cultural discutido em Évora

23 de maio de 2017

 

No âmbito do seu Projeto de Voluntariado Cultural, a Fundação Eugénio de Almeida promoveu no dia 23 de maio o Encontro: O Contributo do Voluntariado para a Dinamização e Valorização do Património Cultural e Religioso, no qual participaram cerca de 40 pessoas.


Considerando a enorme riqueza histórica e patrimonial da cidade de Évora, e o facto de 25% dos voluntários inscritos no Banco de Voluntariado de Évora demonstrarem vontade de participar em projetos de voluntariado na área cultural, a Fundação Eugénio de Almeida entendeu promover este encontro para partilha de conhecimento e de práticas bem-sucedidas, servindo de inspiração para eventuais novos projetos na cidade.


Na sessão de abertura, Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social da FEA, salientou “a importância da partilha de experiências e de conhecimento, como um impulso à reflexão e de pistas de trabalho relativas ao contributo do voluntariado na dinamização de espaços culturais e religiosos”. Referiu-se ainda à experiência do Projeto de Voluntariado Cultural da FEA, em atividade desde 2013, concluindo que “os voluntários podem assumir um papel muito relevante na dinamização de espaços e atividades culturais e patrimoniais, como é exemplo na Fundação Eugénio de Almeida”.


No primeiro painel, Artur Goulart apresentou o Projeto do Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora, projeto promovido pela Fundação Eugénio de Almeida, referindo-se à relevância da inventariação e da conservação de bens e espaços culturais, de forma a preservar e possibilitar a fruição da nossa história. Concluiu referindo de que este é um campo inesgotável para o voluntariado.


Estela Cameirão abordou o Projeto da Rota da Igrejas, através do  qual se dinamizaram visitas guiadas com a ajuda de especialistas a igrejas, de forma voluntária, chamando a atenção para uma cuidada comunicação e profundidade dos conteudos. Terminou referindo de que o património é de todos e de que deve de estar acessível a todos.


Nesta sequência o Padre Luís Amaral, representando a Pastoral Universitária de Évora, referiu-se às diversas visitas feitas no âmbito da Rota da Igrejas e salientou o facto de que o valor do património tem de ir para além da dimensão exterior. Neste sentido o papel dos voluntários, através de uma formação específica, é fundamental para compreender e saber ser bons interpretes dos espaços religiosos.


No segundo painel, Rui Venâncio apresentou o Projeto Férias Ativas do Município de Tavira, projeto que já é desenvolvido há vários anos com significativo sucesso, informando que esta iniciativa pretende, por um lado, envolver e motivar os jovens para o tema do património e, por outro lado, promover a abertura das igrejas para que tanto a população como os turistas tenham oportunidade de usufruir da herança patrimonial.


Mariano Cabaço, da União das Misericórdias Portuguesas, apresentou o Projeto Viver Património, cujo objetivo passa pela promoção da abertura de igrejas das Santas Casas com recurso a voluntários séniores e jovens, numa ótica inter-geracional, investindo na valorização do património através do envelhecimento ativo e na promoção do património. 


O Padre Paulo do Carmo fez uma abordagem ao Projeto de Voluntariado da Paróquia de Aljustrel, no qual uma equipa de voluntários assegura a abertura de igrejas e o acolhimento aos visitantes, quer sejam turistas quer sejam a comunidade. Salientou ainda a importância do reconhecimento dos voluntários e do alinhamento dos mesmos com a missão da paróquia.

 

Para moderar o Encontro, a Fundação Eugénio de Almeida convidou Maria do Céu Grilo, coordenadora do projeto de voluntariado do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.


Esta iniciativa através do encontro e partilha de experiências de diversos projetos permitiu compreender a importância do contributo do voluntariado na inventariação, conservação e promoção do património, de forma a dar continuidade à nossa história, tornando-a assim acessível a todos.


Para visualizar fotos, clicar AQUI

Partilhar conteúdo: