Faça parte dos Núcleos de Voluntariado de Proximidade - ajuDar é essencial à vida.

Inscrições até 16 julho


433/17- Fundação Eugénio de Almeida - Voluntariado de Proximidade - faça parte dos Núcleos de Voluntariado de Proximidade - ajuDar é essencial à vida.

No coração da cidade de Évora há um projeto que chega ao coração dos idosos, o Voluntariado de Proximidade, promovido pela Fundação Eugénio de Almeida para a população residente nas freguesias urbanas da cidade. 

Visitar. Fazer amizade. Dar sentido à vida. Garantir, apoiar e acompanhar com o fim de adicionar riqueza à vida, diminuindo a solidão e o isolamento físico dos que estão mais vulneráveis transformando-a em alegria e apoio é o grande objetivo desta cadeia solidária, hoje mais próxima da vida de várias pessoas, uma união de esforços que conta já conta com mais de 13000 apoios e que começou a ser desenvolvida em 2006.

 

1. Funções do Voluntário(a):

A principal tarefa é saber ouvir, envolver-se e ajudar, os que estão mais vulneráveis, a viver de forma independente na sua própria casa, com o apoio de uma mão amiga.

 Inscreva-se como voluntário de proximidade, nós combinamos os voluntários com os beneficiários, de acordo com perfis e interesses semelhantes e ajudamo-lo a criar um cronograma de apoios que seja conveniente para si.

 Em média os voluntários de proximidade contribuem com 4 a 8 horas de voluntariado por mês, preferencialmente em equipa e recebem orientação prévia, formação e suporte contínuo na sua experiência de voluntariado.

 Ofereça um serviço valioso e necessário para a sua comunidade, obtenha uma sensação mais profunda de propósito e maior satisfação, beneficie a sua saúde, corpo e mente ajudando outras pessoas.

 Os voluntários de proximidade complementam os serviços dos cuidadores profissionais e dão às famílias e aos cuidadores, tempo, tão precioso e muitas vezes necessário.

 

2. Procuramos Voluntários (as) com:
Residência nas freguesias urbanas da cidade de Évora;
Idade igual ou superior a 18 anos;
Responsabilidade, dinamismo e capacidade de comunicação;
Gosto pelo trabalho em equipa;
Disponibilidade para prestar um turno semanal de voluntariado com duração de 2 horas em horário a acordar entre o voluntário e o beneficiário;
Frequência de Formação Básica em Voluntariado (Workshop Ser Voluntário) 
Disponibilidade para participar em entrevista com coordenador de voluntários entre os dias 17 e 19 de julho (9h00/12h30 e 14h00/17h00).

3. Duração da Oportunidade: voluntariado regular, a combinar.

4. A Fundação Eugénio de Almeida oferece aos voluntários:
Integração no Programa de Voluntariado de Proximidade;
Desenvolvimento da atividade integrado em equipa de voluntários;
Seguro;
Acompanhamento técnico;
Declaração de participação.

5. Datas:
Para manifestar o seu interesse em participar nesta oportunidade de voluntariado deverá inscrever-se até ao dia 16 de julho de 2017 no formulário

Partilhar conteúdo: