V Encontro de Voluntariado e Juventude

Veja a notícia!

 

 

V Encontro de Voluntariado e Juventude

 

Decorreu no passado dia 18 de outubro, no Fórum Eugénio de Almeida em Évora, a 5ª edição do Encontro de Voluntariado e Juventude promovido pela Fundação Eugénio de Almeida, que reuniu cerca de 150 jovens eborenses. 

 

Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social da Fundação, fez a abertura deste Encontro, cumprimentando especialmente todos os jovens que participaram. Referiu ainda a “importância da participação individual e comprometida de cada um. Sendo possível, com pequenos contributos, mudar de facto a realidade com a qual não nos devemos conformar, para isso há várias organizações da cidade que acolhem hoje dezenas de projetos de voluntariado”.

 

Após a abertura do Encontro três escolas da cidade de Évora apresentaram, alguns projetos de voluntariado que têm desenvolvido em contexto escolar, alguns dos quais com o apoio do Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida. Maria João Santos, responsável pelo Projeto V da Escola Manuel Ferreira Patrício defendeu a ideia do voluntariado como forma de reforçar o papel da escola como ponto de encontro e de cidadania onde se promove a convivência democrática, a participação social, a inclusão e a solidariedade. A Professora Maria do Anjo da Escola Secundária Severim de Faria apresentou algumas iniciativas de voluntariado desenvolvidas em contexto escolar e defendeu a ideia de voluntariado com jovens enquanto fator de crescimento pessoal e de desenvolvimento de competências de cidadania fundamentais para estes jovens e para toda a sociedade. Por último, a Professora Francisca Sousa, da Escola Secundária Gabriel Pereira, salientou o interesse e participação destes jovens, reforçando que o voluntariado é uma opção de compromisso que diz muito sobre os jovens que o fazem. Refletiu ainda sobre a importância do voluntariado no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais destes jovens, aspetos muito valorizados no mercado de trabalho atualmente. Três alunos destas escolas foram também convidados a apresentar o seu testemunho, referindo que o voluntariado tem sido fundamental no seu crescimento enquanto pessoas e que “não podemos não fazer nada só porque achamos que é pouco, porque há sempre alguma coisa que podemos fazer para fazer a diferença”.

 

 

Após estas intervenções os participantes no V Encontro de Voluntariado e Juventude foram convidados a assistir a dois breves vídeos com o objetivo de refletir um pouco sobre o que se passa à nossa volta e de não cruzarmos os braços relativamente aos problemas que nos rodeiam.

 

 

Por último, os jovens foram desafiados a “pôr a mão na massa”, através da dinamização de 4 oficinas criativas nas quais puderam iniciar 4 projetos concretos de voluntariado. Assim, sob os temas Ambiente, Cultura e Património, Empregabilidade e Envelhecimento, no final do Encontro foram apresentados os 4 projetos de Voluntariado que serão realizados por estes jovens com o apoio da Fundação Eugénio de Almeida.

 

Este encontro contou ainda com um lanche animado pelo Dj Fatinch no qual os participantes foram já definindo estratégias e próximos passos para levar a cabo os seus Projetos de Voluntariado.

 

 

Esta iniciativa, para além de informar e dar conhecimentos, permitiu, mais uma vez o encontro dos jovens e professores de várias Instituições de Ensino Secundário, Profissional e Universitário de Évora, nas diversas atividades que realizaram.

Partilhar conteúdo: