Oportunidade de Voluntariado 461/18, Fundação Obra de São José Operário

Projecto de Voluntariado “Prontos para Servir

A Fundação Obra de São José Operário procura voluntários que queiram integrar o Projecto de Voluntariado  “Prontos para Servir" - apoio às respostas sociais de ERPI e Centro de Dia

1. A Fundação Obra de São José Operário

A Obra de São José Operário é uma Fundação de Solidariedade Social, que tem sede na Rua das Fontes nº 3-A, na cidade de Évora. Foi criada em 1957, por iniciativa do Cenáculo das Cooperadoras Apostólicas, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, constituída na ordem jurídica canónica, ao abrigo da Concordata entre a Santa Sé e o Estado Português.

2. A Fundação Obra de São José Operário tem por missão e objetivos

A Fundação tem por objetivos a promoção humana global da família e segue um conjunto de princípios inspiradores nomeadamente:

  • A promoção integral de todos os utentes, num espírito de solidariedade humana, cristã e social;
  • A promoção de um espírito de integração comunitária, de modo a que as populações e os seus diversos grupos se tornem promotores da sua própria valorização;
  • O desenvolvimento do sentido de solidariedade e da criação de estruturas de partilha de bens, fomentando o voluntariado.
  • A prioridade à proteção das pessoas mais pobres e desfavorecidas ou atingidas por calamidades, mobilizando para tal os recursos humanos e materiais necessários à criação e manutenção de estruturas de apoio às famílias ou a determinados sectores da população, como aos idosos, aos jovens e às crianças;
  • A resposta possível a todas as formas de pobreza, exercendo assim a sua finalidade sócio-caritativa.


Para a realização dos seus objetivos a Fundação desenvolve atualmente as suas atividades em várias respostas sociais, nomeadamente 4 Lares de Idosos (Évora; Nossa Senhora de Machede; S. Miguel de Machede e Montoito), 3 Centros de Dia (Évora; S. Miguel de Machede e Montoito), 4 Serviços de Apoio Domiciliário (Évora; Nossa Senhora de Machede; S. Miguel de Machede e Montoito), 1 Creche com duas salas (Évora) e 1 Jardim de Infância com duas salas (Évora).

 

3.O Projeto de Voluntariado da Fundação Obra de São José

A Fundação Obra de São José Operário através do seu Projeto de Voluntariado mais recente, “Prontos para Servir” visa dar apoio às atividades das suas respostas sociais, tendo em vista a prossecução dos seus fins natureza sócio-caritativa, de promoção integral humana, social e cristã de pessoas ou famílias.


Através do Projeto de Voluntariado “ Prontos para Servir”, os voluntários atuam num ambiente acolhedor, reservado e seguro onde se facilita a interação com os utentes das suas respostas sociais.


No presente ano, a Fundação aposta na integração dos voluntários em 4 respostas sociais, ERPI (Lar de Idosos – Évora/Nossa Senhora de Machede/S. Miguel de Machede e Montoito), Centro de Dia (Évora/Montoito e S. Miguel de Machede), Creche e Jardim de Infância (Évora).


4.Funções do Voluntário no Projeto de Voluntariado “Prontos para Servir" – apoio às respostas sociais de  ERPI e Centro de Dia

Com o apoio dos voluntários, e em complementaridade com os profissionais da Fundação Obra de São José Operário espera-se melhorar a qualidade das respostas sociais, proporcionando aos utentes um maior auxílio na hora das refeições e no apoio e acompanhamento nas deslocações ao exterior (como por exemplo em consultas médicas), entre outros.

Neste contexto os voluntários deverão:

Cooperar com os profissionais no atendimento individual e personalizado dos utentes, em função das suas necessidades;

Colaborar com os profissionais na promoção de estratégias de manutenção e reforço da funcionalidade, autonomia e independência, do autocuidado e da autoestima e oportunidades para a mobilidade e atividade regular, tendo em atenção o estado de saúde e recomendações médicas de cada utente;

Colaborar com os profissionais na promoção dos contactos sociais e potenciar a integração social dos utentes;

Cooperar com os profissionais na interação dos utentes com ambientes estimulantes, promovendo as capacidades, a quebra da rotina e a manutenção do gosto pela vida;

Colaborar com os profissionais na estimulação dos utentes, no âmbito de um processo de envelhecimento ativo;

Cooperar com os profissionais no aproveitamento de oportunidades para a saúde dos utentes, participação, segurança, acesso à continuidade de aprendizagem ao longo da vida e contacto com as novas tecnologias.

 

5. Perfil do(a) voluntário(a):

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos, e até 65 anos;
  • 12º ano de escolaridade, preferencialmente.
  • Ter disponibilidade de tempo dentro do horário de funcionamento da resposta social (entre as 10.00h e as 19.30h)
  • Ter capacidade empática, de respeito e tolerância
  • Ser responsável, solidário, amável e humilde
  • Ser flexível, comunicativo.
  • Ter capacidade de adaptação e de aprendizagem
  • Ter capacidade de iniciativa
  • Ter capacidade de trabalhar em equipa
  • Ter sensibilidade e formação espiritual cristã, preferencialmente


6. Local, horário e duração do projeto


Local: Lar de Idosos da Obra de S. José Operário- Rua Transversal, nº 20- Bairro do Bacelo- Évora (ou noutros a combinar)

Horário do programa de voluntariado: entre as 10.00h e as 19.30h, os voluntários poderão indicar a sua disponibilidade dentro deste horário.


7. A Fundação Obra de São José Operário oferece aos voluntário(as):

  • Acesso a programas de formação inicial e contínua;
  • Acompanhamento na integração nas atividades da Fundação;
  • Ambiente de voluntariado favorável e em condições de higiene e segurança;
  • Refeições na Instituição caso o apoio seja prestado à hora do almoço ou do jantar dos utentes;
  • Seguro de Voluntário;
  • Cartão de identificação de voluntário;
  • Certificado de participação;
  •  

8. Datas e Inscrição:

Limite para Inscrição: até 16/2/2018
Se tem interesse neste projeto e vontade de participar, inscreva-se no formulário abaixo:


# OV 461/18 -  Projecto de Voluntariado  “Prontos para Servir" - apoio às respostas sociais de ERPI e Centro de Dia, da Fundação Obra de São José Operário


Nome
Email
Nº de telefone
Data de Nascimento
Nº de Identificação Fiscal
Está inscrito no Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida



Esta ficha de inscrição só pode ser validada pela Fundação Eugénio de Almeida se preenchida online até  dia 16  fevereiro 2018.

Partilhar conteúdo: