Prémios e Distinções

A Fundação Eugénio de Almeida, no âmbito do seu Programa de Voluntariado, obteve os seguintes Prémios e Distinções atribuídos por distintas entidades.

 

 

2018

Selo de Qualidade em Voluntariado, Categoria Excelência

O Programa de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida foi distinguido com o Selo de Qualidade em Gestão de Programas de Voluntariado, da Confederação Portuguesa de Voluntariado, na Categoria de Excelência. 

O Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change® é um sistema de identificação, análise e valorização da qualidade de práticas de gestão de programas de voluntariado. 

Mais informação AQUI 

 

 

2015

Prémio de Inovação e Alto Potencial para o Empreendedorismo Social (ES+)

O Projeto “Núcleos de Voluntariado de Proximidade” da Fundação Eugénio de Almeida foi distinguido com o prémio ES+, atribuído no âmbito do Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES), promovido pelo Instituto de Empreendedorismo Social (IES) e pelo Instituto P. António Vieira (IPAV). 

O MIES tem por base a recolha, análise e avaliação de informação sobre as iniciativas que, de forma rigorosa e utilizando a metodologia ES+, promovem soluções inovadoras e sustentáveis capazes de colmatar problemas importantes e negligenciados da sociedade.

 Mais informação AQUI 

 

 

 

Boa Prática reconhecida pela Agência de Modernização administrativa

No âmbito da Rede Comum do Conhecimento (www.rcc.gov.pt), projeto da  AMA - Agência de Modernização Administrativa, sob a tutela da Presidência de Conselho de Ministros, o Projeto “Núcleos de Voluntariado de Proximidade” foi reconhecido como uma Boa Prática, enquanto projeto promotor de uma cultura de solidariedade e cidadania ativa que envolve a comunidade na procura de soluções que contribuam para melhorar a qualidade de vida familiar e individual, particularmente, através do recurso ao voluntariado social. 

A RCC tem como missão ser um instrumento central de partilha de conhecimento e experiências, boas práticas e iniciativas na Administração Pública, constituindo-se o principal repositório de Boas Práticas, a nível nacional, nos domínios da Modernização Administrativa. 

Mais informação AQUI 

 

2011

Diploma de Mérito atribuído pela Assembleia da República

A Fundação Eugénio de Almeida foi distinguida com o Diploma de Mérito “Voluntariado, o Mundo Chama por Todos”, pelo exercício ativo de uma partilha na responsabilidade pelo mundo. 

Este Diploma foi entregue pela Senhora Presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção Esteves, no dia 6 de dezembro 2011, na Biblioteca da Assembleia da República, celebrando o Ano Europeu do Voluntariado. 

O Diploma destingiu experiências e instituições promotoras de voluntariado, cujo desempenho assume um papel relevante na sociedade e no método de partilha de responsabilidades entre cidadãos e instituições. 

Mais informação AQUI 

 

 

Prémio Manuel António da Mota - Menção Honrosa

O Projeto “Núcleos de Voluntariado de Proximidade” da Fundação Eugénio de Almeida, foi distinguido com uma menção honrosa, no âmbito da 2.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, celebrando o Ano Europeu do Voluntariado, tendo sido entregue no Porto pelo Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares. 

Esta iniciativa teve como objetivo premiar organizações promotoras de voluntariado que se tenham distinguido no desenvolvimento de atividades e projetos de voluntariado de relevante interesse social e comunitário. 

Mais informação AQUI 

 

 

2008

Prémio de Inovação Social "Powering a new future” 

O produto metodológico “Officebox do Voluntariado – Gestão e animação de voluntariado de proximidade””, foi   distinguido pela Autoridade de Gestão da IC EQUAL com o Prémio Powering a New Future, como a Melhor Ferramenta de Inovação Social. 

O Prémio foi entregue pelo Comissário Europeu para o Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades, Vladimir Spidla, numa cerimónia realizada no dia 12 de Dezembro, em Lisboa, no âmbito do Encontro Powering a New Future - Projetar um Novo Futuro. 

A Officebox do Voluntariado foi escolhida entre os Projetos realizados a nível nacional no âmbit do Programa Equal, e é um instrumento pioneiro para a gestão e animação de Voluntariado de Proximidade, constituindo um guia metodológico único no contexto nacional. 

Mais informação AQUI

 

 Nota: Os prémios e distinções identificados são da exclusiva responsabilidade das entidades que os atribuíram.

Partilhar conteúdo: