VI Encontro de Voluntariado e Juventude

VI Encontro de Voluntariado reúne 120 jovens!


Realizou-se no passado dia 7 de março, no Centro de Reuniões da Fundação Eugénio de Almeida, a 6ª edição do Encontro de Voluntariado e Juventude. Nesta iniciativa participaram perto de 120 jovens provenientes das Escolas Secundárias Severim de Faria, Escola Secundária Gabriel Pereira, Escola Manuel Ferreira Patrício e Escola Profissional da Região Alentejo (EPRAL).


Do programa constou uma alocação inicial à participação voluntária por Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social da Fundação, seguida da apresentação de 11 entidades promotoras de projetos de voluntariado na cidade, proporcionando assim a informação sobre a possibilidade concreta da prática de voluntariado na nossa comunidade.


As apresentações foram realizadas em modalidade de 3 minutos, seguidas de 2 minutos para perguntas dos alunos, tendo esta dinâmica permitido aos alunos terem conhecimento dos diversos projetos e colocarem as suas duvidas. Foi sem dúvida muito interessante conhecer as diversas possibilidades concretas de ação voluntaria em cada uma das organizações participantes!


Colaboraram neste encontro várias entidades de Évora que apresentaram aos jovens os seus projetos de voluntariado, nos quais estes podem colaborar: Associação Pão e Paz, Refood, Banco Alimentar contra a Fome, Associação Cantinho dos Animais, Projeto Fiel, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Associação Coração Delta, Associação Metalentejo e os Núcleos de Voluntariado da Escola Secundária Gabriel Pereira, Escola Secundária Severim de Faria e Escola Básica Manuel Ferreira Patricio.


Foi ainda realizada uma micro-mostra de voluntariado na galeria do Centro de Reuniões, durante a qual os jovens voluntários puderam contatar diretamente com as entidades, tirar duvidas e inscrever-se como voluntários nos diversos projetos.


O Encontro finalizou com um mini-concerto de Nuno Rainha, que entusiasmou os jovens, terminando este Encontro com uma energia muito positiva.
Esta iniciativa, enquadrada num projeto mais vasto de promoção do Voluntariado na Comunidade Escolar, para além de informar e dar conhecimentos, permitiu o encontro entre jovens, professores de diversas Instituições de Ensino e diversas entidades promotoras de voluntariado.

 

      

     

 

 

Partilhar conteúdo: