Voluntariado Cultural na Fundação Eugénio de Almeida

Inscrições até ao dia 9 abril

Oportunidade de Voluntariado 528/19 - Voluntariado Cultural

 

Fundação Eugénio de Almeida
A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição privada de utilidade pública que, há mais de cinquenta anos, tem vindo a contribuir para o desenvolvimento cultural, educativo, social e espiritual da região de Évora e do país.

No desenvolvimento da sua missão, tem entre os seus objetivos a promoção de atividades culturais no domínio do património e das manifestações de arte moderna e contemporânea: exposições temporárias, festivais de música, formação temática, congressos, seminários, entre outros.
O Centro de Arte e Cultura é o equipamento da Fundação dedicado ao apoio e divulgação da produção artística e cultural contemporânea.

 

Exposição Studiolo XXI- Desenho e Afinidades

Curadoria de Fátima Lambert

Em Studiolo XXI – desenho e afinidades, os artistas conduzem-nos num exercício feliz. Uma caminhada estética é empreendida; traçam-se percursos quietos, onde a contemplação levite e a ação crítica se desencadeie. As obras expostas proporcionam intervalos para fruir a lentidão ou fugacidade, duração ou sofreguidão. Recupera-se o direito de se ver rodeado daquelas imagens-desenho-ideias que enchem o ânimo de lucidez.

Doutorada em Filosofia Moderna e Contemporânea – Estética (1998) - Faculdade de Filosofia Braga/ U. C. P.; Professora Coordenadora em Estética e Educação - Escola Superior de Educação / Politécnico do Porto (2000). Bolseira FCT - projeto “Writing and Seeing” (2000/2004). Coordena a linha de investigação “Cultura, Artes e Educação do InED| ESE, onde foi diretora até 2017 e coordena vários projetos; membro de Comissões Científicas: IHA, FCSH/UNL e das Revistas: MIDAS (PT), Visuais – UNICAMP – Campinas (BR), Asparkía – Universitat Jaume I, Castellón (ES), EARI - Universitat de València (ES) e AICA (Portugal). Curadora Independente desde 1994, privilegiando eixo Brasil/Portugal. Keynote Speaker, comentadora e organizadora de eventos científicos e culturais; autora de vários livros, publicando regularmente em revistas científicas.

 

Maria Lino - lâmina olhar animal

Curadoria de Nuno Faria, Pedro Januário e Diogo Pinto

Nascida em 1944, Maria Lino dividiu o seu percurso artístico entre Portugal e a Alemanha, país onde viveu entre 1970 e 1997. Formou-se, respetivamente, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, e na Escola de Belas Artes de Hamburgo. 

Natural do Feital, em Trancoso, regressou à sua terra natal em 1997 onde fundou o Atelier Temos Tempo, aí promovendo há cerca de duas décadas o Simpósio Internacional de Arte do Feital, conduzindo sucessivos encontros de artistas de várias gerações que, vindos de contextos diferentes, ali encontram — e delas se deixam impregnar — a espessura do tempo e a cintilação do lugar, características que o trabalho de Maria Lino convoca e explora.

A exposição que a Fundação Eugénio de Almeida apresenta será a oportunidade de revisitar e melhor conhecer uma obra lenta e atenta, que perscruta as coisas no mundo e o mundo nas coisas.

 

Como colaborar?
A Fundação procura voluntários interessados em colaborar nas seguintes atividades:
- Acolhimento ao visitante / apoio e informação sobre as peças e o espaço;
- Vigilância dos espaços / segurança das peças;
- Apoio às atividades do Serviço Educativo.

Os voluntários que pretendam integrar a Equipa de Voluntariado Cultural da FEA deverão poder assumir um compromisso entre 13 abril e  31 julho, no mínimo 2h e o máximo de 12h horas por semana, (entre 3ª feira e domingo).


Perfil e aptidões dos voluntários
- Estar inscrito no Banco de Voluntariado da FEA (preferencialmente)
- Residência em Évora (preferencialmente)
- Capacidade de trabalho em equipa
- Interesse em atividades artísticas 
- Facilidade de relacionamento com o público
- Disponibilidade para receber formação em datas a combinar;
- Disponibilidade para:

- Participar na reunião de seleção no dia 10 abril, com horário a definir
- Participar na reunião formativa sobre a exposição, no dia 12 abril às 15h


A Fundação Eugénio de Almeida oferece aos voluntários
- Acompanhamento técnico ao desempenho dos voluntários
- Formação específica e adequada para cada atividade
- Participação gratuita nas conferências e seminários desenvolvidos no âmbito das exposições
- Seguro
- Certificação da prática de voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida

 

Inscrição
Para manifestar o seu interesse nesta oportunidade de voluntariado deverá inscrever-se até ao dia 9 de abril, no seguinte formulário:



Nome
Data Nascimento
Email
Contato Telefónico
Está inscrito no Banco de Voluntariado da FEA?

Tem disponibilidade para participar na reunião de seleção, no dia 10 abril?

Tem disponibilidade para participar na visita formativa, no dia 12 abril às 15h?

Observações

Partilhar conteúdo: