Ação Solidária na Associação os Amigos de São Manços

No dia 13 de Junho de 2019, 50 voluntários da Fundação Eugénio de Almeida colocaram mãos à obra para pintar os espaços exteriores da Associação os Amigos de São Manços, uma organização sem fins lucrativos que presta apoio a idosos naquela freguesia do concelho de Évora.

 

Durante 12 horas, vários jovens e outros voluntários da Fundação Eugénio de Almeida, juntamente com os utentes e alguns membros da comunidade, participaram nesta ação que se insere nas atividades regulares do Programa de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida.

 

Para além de contribuir para um melhor espaço de acolhimento dos idosos daquela freguesia, esta iniciativa pretende proporcionar uma primeira experiência de voluntariado a muitos jovens e outras pessoas da comunidade, sensibilizando-os para a prática regular de voluntariado.

 

A Associação os Amigos de São Manços é uma instituição particular de solidariedade social, com sede em São Manços, aldeia alentejana do concelho de Évora, que presta vários serviços de apoio à comunidade, nomeadamente o serviço de apoio domiciliário e também atividades ocupacionais, no centro de dia.

 

A ligação da Fundação Eugénio de Almeida à aldeia de São Manços é já longa e data dos anos 50/60, altura em que Vasco Maria Eugénio de Almeida, instituidor da Fundação Eugénio de Almeida, apoiou em diversos domínios esta comunidade. Por um lado, foram doados lotes para a instalação de organizações sociais, entre as quais esta Associação dos Amigos de São Maços, mas também foram doados terrenos para construção de habitação própria e foi apoiada a instalação da luz elétrica naquela aldeia. Vasco Maria Eugénio de Almeida desenvolveu ainda uma iniciativa socialmente inovadora ao repartir a Herdade do Álamo da Horta em 150 parcelas as quais cedeu a sua exploração a trabalhadores rurais, contribuindo para o desenvolvimento do seu projeto de vida com autonomia económica e social. Atualmente, ainda muitos dos trabalhadores da Fundação Eugénio de Almeida são provenientes de São Manços.

 

Foi com redobrado entusiasmo e sentimento de compromisso que a Fundação Eugénio de Almeida organizou esta iniciativa de voluntariado, que também contou com o apoio da Loja AKI de Évora.

 

Tags:

Voluntariado; Fundação Eugénio de Almeida; Évora; São Manços; Alentejo; Solidariedade;

 

 

 

Partilhar conteúdo: