Pão e Paz celebrou o seu 13º aniversário no Centro de Inovação Social

Pão e Paz celebrou o seu 13º aniversário no Centro de Inovação Social

A Fundação Eugénio de Almeida acolheu no Centro de Inovação Social a celebração do 13º aniversário da constituição do refeitório na Rua dos Penedos, no centro histórico de Évora, da Associação Pão e Paz, tendo participado os seus dirigentes, técnicos e utentes.

 A Associação "Pão e Paz - Associação de Solidariedade Social" é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), sem fins lucrativos, que surge para colmatar carências humanas, sociais e económicas, independentemente da cor, raça, país, língua, religião, dos utentes. Diariamente, a Pão e Paz fornece, em média, 100 refeições ao almoço e mais o complemento do jantar, o que totalizou, em 2018, perto de 50.000 refeições.

Após uma visita ao património da Fundação (Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida e Paço de S. Miguel), os participantes dirigiram-se ao Centro de Inovação Social onde se cantou os parabéns e se partilhou com todos um lanche ligeiro. Nesta Cerimónia usaram da palavra a Presidente e fundadora Dr.ª Teresa Caetano e Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida.

A Fundação Eugénio de Almeida apoia a Pão e Paz desde há vários anos, através da oferta de géneros, apoio financeiro, apoio técnico e colaborações na área do voluntariado, sendo esta iniciativa uma oportunidade para aproximar a comunidade da atividade diária da Fundação.

Efetivamente, vários são os utentes desta Associação que participam em iniciativas da Fundação, através da colaboração, em forma de voluntariado, em ações solidárias, como seja as Colheitas Solidárias de Laranjas, ou a prestação de cuidados a outras pessoas, através do Voluntariado de Proximidade.

A participação comprometida e ativa com a comunidade, a transformação pessoal e social e a criação de uma onda de solidariedade composta por pessoas dispostas a fazer algo significativo para outras pessoas, são missão da Fundação no campo do Voluntariado.

 

 

 

 

@MARINA PARDAL

 

Partilhar conteúdo: