Voluntariado Cultural na Fundação Eugénio de Almeida

Centro de Arte e Cultura

Oportunidade de Voluntariado 551/19 - Voluntariado Cultural

 

Fundação Eugénio de Almeida
A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição privada de utilidade pública que, há mais de cinquenta anos, tem vindo a contribuir para o desenvolvimento cultural, educativo, social e espiritual da região de Évora e do país.

No desenvolvimento da sua missão, tem entre os seus objetivos a promoção de atividades culturais no domínio do património e das manifestações de arte moderna e contemporânea: exposições temporárias, festivais de música, formação temática, congressos, seminários, entre outros.
O Centro de Arte e Cultura é o equipamento da Fundação dedicado ao apoio e divulgação da produção artística e cultural contemporânea.

 

Boundless objects [Objetos sem limites] 

Curadoria de Monika Bakke

O que são os objetos e de que forma ganham existência? Vivos e não-vivos, os objetos nunca são completos, estáveis ou inertes; eles surgem apenas em relações complexas e sempre dentro de contextos específicos. Situada no cruzamento entre arte, filosofia, geologia, ecologia, física e tecnologia, esta exposição tem como objetivo reunir práticas artísticas contemporâneas que questionam o modo como os objetos emergem nas suas constantes transfigurações.

 

Fahrenheit, a consagração de Babel

Curadoria de José Ángel Torres

Fahrenheit, a consagração de Babel apresenta uma seleção de trabalhos realizados entre 2005 e 2019. Embora envolvendo diversas tipologias de criação artística, o núcleo fundamental da exposição compõe-se de uma extensa série de livros de artista, coleções de trabalhos encadernados, pastas e caixas com formas e conteúdos muito diversos.

 

Arquitecturas pintadas

Curadoria de Juan Cuéllar e Roberto Mollá 

Apresentada em Berlim, Varsóvia, Praga e Bucareste entre 2017 e 2018, a exposição Arquiteturas Pintadas — produzida pelo Ministério da Cultura e Desporto Espanhol em colaboração com a Direção Geral de Cultura e Patromónio da Região Valenciana — foi convidada a continuar o seu caminho em Portugal, no âmbito do programa Mostra Espanha 2019. Esta exposição coletiva, comissariada por Juan Cuéllar e Roberto Mollá, inclui trabalhos de 17 artistas contemporâneos, pertencentes ou com afinidades à Figuração Pós-conceptual. Estes artistas reivindicam a superfície pictórica como espaço de liberdade e como suporte adequado para realizar o que conceberam, com toda a independência. Eles servem-se habitualmente da pintura como moldura, objeto ou cenário das suas ideias.

 

Como colaborar?
A Fundação procura voluntários interessados em colaborar nas seguintes atividades:
- Acolhimento ao visitante / apoio e informação sobre as peças e o espaço;
- Vigilância dos espaços / segurança das peças;
- Apoio às atividades do Serviço Educativo.

Os voluntários que pretendam integrar a Equipa de Voluntariado Cultural da FEA deverão poder assumir um compromisso entre 12 outubro e  31 janeiro, no mínimo 2h e o máximo de 12h horas por semana, (entre 3ª feira e domingo).


Perfil e aptidões dos voluntários
- Estar inscrito no Banco de Voluntariado da FEA (preferencialmente)
- Residência em Évora (preferencialmente)
- Capacidade de trabalho em equipa
- Interesse em atividades artísticas 
- Facilidade de relacionamento com o público
- Disponibilidade para receber formação em datas a combinar;
- Disponibilidade para:

- Participar na reunião de seleção no dia 9 outubro, com horário a definir
- Participar na reunião formativa sobre a exposição, no dia 11 outubro às 16h


A Fundação Eugénio de Almeida oferece aos voluntários
- Acompanhamento técnico ao desempenho dos voluntários
- Formação específica e adequada para cada atividade
- Participação gratuita nas conferências e seminários desenvolvidos no âmbito das exposições
- Seguro
- Certificação da prática de voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida

 

Inscrição
Para manifestar o seu interesse nesta oportunidade de voluntariado deverá inscrever-se até ao dia 7 de outubro, no seguinte formulário:

Partilhar conteúdo: