Ciclo de 4 Webinares

 

Terminou o Ciclo de webinares sobre Voluntariado em Tempos de covid19, com o objetivo de capacitar tanto voluntários como coordenadores de projetos de voluntarido, através da partilha de conhecimentos e ferramentas de trabalho, que facilitam a ação voluntária e a segurança dos voluntários em tempos de pandemia.

Foi realizado o primeiro webinar "Ser Voluntário", no qual se abordou, entre outros aspectos, o voluntariado na sociedade contemporânea e o papel dos cidadãos enquanto voluntários no exercício de uma cidadania ativa e solidaria. Esta sessão contou ainda com a colaboração da ECCI24- Equipa de Cuidados Continuados, de quem a Fundação é parceira no projeto de Voluntariado em Cuidados Continuados no Domicílio.

No segundo Webinar “Enquadramento de Voluntários”, o ciclo de gestão do voluntariado, os fatores críticos de sucesso para a realização de um projeto, a partilha de boas práticas e recursos para o enquadramento formal de voluntários numa organização promotora de voluntariado, foram apresentados aos vários participantes técnicos e voluntários de organizações e coordenadores de voluntariado.

O terceiro webinar "Luto e Auto Cuidado", realizado pela Associação Portuguesa dos Profissionais do Sector Funerário, abordou os temas do luto e as formas de lidar com o tema, bem como o Autocuidado onde se exploraram temas como o burnout e a fadiga por compaixão, complementados com estratégias para o bem-estar dos voluntários e para o seu autocuidado.

O quarto webinar "Voluntariado de Proximidade", realizado pela Fundação Eugénio de Almeida, abordou o conceito, atores e práticas do voluntariado de proximidade em Évora, apresentou a Office Box do Voluntariado de Proximidade e partilhou experiências sobre o mesmo com um conjunto de voluntarios e coordenadores de várias organizações promotoras de voluntariado.

 

 

 

 

Partilhar conteúdo: