“Brigada de Guris” vence 1ª edição do Projeto Voluntariado nas Escolas

O projeto “Brigada de Guris” foi o vencedor da primeira edição do projeto Voluntariado nas Escolas, uma iniciativa promovida pela Fundação Eugénio de almeida durante o ano letivo 2019/2020 que visa sensibilizar, capacitar e incentivar os alunos para a dinamização de atividades de voluntariado e para uma participação mais ativa, comprometida e transformadora na comunidade.

 

As alunas Inês Góis, Filipa Bicho, Beatriz Rosmaninho e Marta Cavaco, da Escola Secundária André de Gouveia, desenvolveram conceptualmente uma iniciativa que visa promover a intervenção sistemática para a prevenção de comportamentos de risco e a aquisição de hábitos saudáveis e responsáveis, dirigida aos jovens das diversas escolas. Baseado na metodologia de peer-learning, as alunas desenvolveram uma metodologia que visa combater os elevados valores da região de consumos de substâncias aditivas e psicoativas que originam comportamentos de risco.

 

O projeto classificado em 2º lugar, Horta à Porta, foi desenvolvido pelas alunas Maria Beatriz Bilo, Madalena Vasconcelos, Rita Consolado, Carolina Drof e Inês Oliveira, da Escola Secundária Gabriel Pereira, e visa sensibilizar os seus pares para as situações de carência e pobreza em Évora, articulando com organizações sem fins lucrativos uma intervenção de apoio.

 

O Júri, composto pelo Professor Eugénio Fonseca, em representação da Confederação Portuguesa de Voluntariado, Afonso Borga, em representação da GRACE, e Henrique Sim-Sim, em representação da FEA, distinguiram ainda o projeto Plantar +, desenvolvido pelas alunas Nicole Guerra, Margarida Almeida, Daniela Gonçalves e Inês Cascalho da Escola Secundária Severim Faria, com uma Menção Honrosa. Este projeto visou sensibilizar a comunidade escolar para a desflorestação e valorizar a manutenção dos espaços verdes, começando pela sua própria escola.

 

Recorde-se que o Projeto Voluntariado nas Escolas contou com a participação de cerca de 90 alunos, provenientes da Escola Secundária Gabriel Pereira, da Escola Secundária Severim Faria, da Escola Secundária André de Gouveia e da Escola Básica André de Resende, tendo sido desenvolvidos 16 projetos por distintos grupos. Após uma primeira seleção, passaram à fase final 5 projetos, dos quais 3 foram premiados.

 

Esta iniciativa da Fundação contou ainda com a colaboração de voluntários-mentores, que auxiliaram a dinamização de algumas sessões, bem como de responsáveis de organizações promotoras de voluntariado da cidade que prestaram o seu testemunho e incentivaram os jovens a praticar voluntariado.

 

A sessão final decorreu no dia 23 de Julho, no Centro de Inovação Social da FEA, tendo participado os alunos finalistas e os seus professores.

Partilhar conteúdo: