Voluntariado Cultural na Fundação Eugénio de Almeida

Centro de Arte e Cultura

Oportunidade de Voluntariado 578/20 - Voluntariado Cultural

 

Fundação Eugénio de Almeida
A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição privada de utilidade pública que, há mais de cinquenta anos, tem vindo a contribuir para o desenvolvimento cultural, educativo, social e espiritual da região de Évora e do país.

No desenvolvimento da sua missão, tem entre os seus objetivos a promoção de atividades culturais no domínio do património e das manifestações de arte moderna e contemporânea: exposições temporárias, festivais de música, formação temática, congressos, seminários, entre outros.
O Centro de Arte e Cultura é o equipamento da Fundação dedicado ao apoio e divulgação da produção artística e cultural contemporânea.

 

Ilhéus

Curadoria de Paola Rolletta

Os protagonistas são ilhéus idosos que deixaram entrar a fotógrafa na sua intimidade, contando as suas vidas na primeira pessoa. Provavelmente foi a primeira vez que alguém lhe pediu para falar de si, dos próprios sonhos, da vida que levaram e daquela que queriam ter levado. Das suas frustrações, das deceções e das suas satisfações. Da sua vida. 

Vestiram as roupas melhores, as mulheres da Ilha. As capulanas (panos) mais caprichadas, tiradas do baú para a ocasião. Há sempre uma capulana para qualquer ocasião… e falam tanto até que finalmente chega o click que as imortaliza e lhes rende a justiça de um anonimato forçado pela história.

Ilhéus é um projeto sobre a vida, sobre o facto que tudo está dentro de um único grande céu e todos têm direito a ter um nome. Não há nada de mais importante do que o nosso nome: é só com ele que existimos.

Strata

Curadoria de José Alberto Ferreira

Strata pode assim ler-se como um imenso vitral contemporâneo. Sem recorrer ao figurativo, é a configuração histórica dos tempos da cidade que assim se materializa. É a história que, com a cor distribuída em geometrias abstratas e formais, se espraia pelas paredes das galerias do primeiro andar ao sabor da luz do dia, e se verte para o exterior durante a noite, ampliando a fruição da obra e as interrogações que ela lança sobre a cidade.

 

Como colaborar?
A Fundação procura voluntários interessados em colaborar nas seguintes atividades:
- Acolhimento ao visitante / apoio e informação sobre as peças e o espaço;
- Vigilância dos espaços / segurança das peças;
- Apoio às atividades do Serviço Educativo.

Os voluntários que pretendam integrar a Equipa de Voluntariado Cultural da FEA deverão poder assumir um compromisso entre 19 setembro e  30 dezembro, no mínimo 2h e o máximo de 12h horas por semana, (entre 3ª feira e domingo).


Perfil e aptidões dos voluntários
- Estar inscrito no Banco de Voluntariado da FEA (preferencialmente)
- Residência em Évora (preferencialmente)
- Capacidade de trabalho em equipa
- Interesse em atividades artísticas 
- Facilidade de relacionamento com o público
- Disponibilidade para participar na reunião de seleção no dia 15 ou 16 setembro, com horário a definir
- Disponibilidade para participar na reunião formativa sobre a exposição no dia 18 setembro, com horário a definir


A Fundação Eugénio de Almeida oferece aos voluntários
- Acompanhamento técnico ao desempenho dos voluntários
- Formação específica e adequada para cada atividade
- Participação gratuita nas conferências e seminários desenvolvidos no âmbito das exposições
- Seguro
- Certificação da prática de voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida

 

Inscrição
Para manifestar o seu interesse nesta oportunidade de voluntariado deverá inscrever-se até ao dia 13 de setembro, no seguinte formulário:

 

Partilhar conteúdo: