Jovens Voluntários apoiam na inventariação e catalogação dos bens móveis da hospedaria no Mosteiro Santa Maria Scala Coeli

No âmbito do seu Projeto de Voluntariado Cultural, a Fundação Eugénio de Almeida promoveu uma atividade de voluntariado para apoio à organização dos bens móveis da hospedaria do Mosteiro Santa Maria Scala Coeli, concretamente, a catalogação, a limpeza e o acondicionamento de distintas peças.

Esta atividade desenvolveu-se durante 12 dias e foi realizada por 5 jovens voluntários, os quais tiveram o apoio da Equipa Técnica da Fundação Eugénio de Almeida. O principal objetivo foi o de realizar a inventariação e catalogação dos bens móveis desta hospedaria que, muito em breve, entrará em obras de conservação e adequação à nova função.

A equipa de voluntários recebeu formação sobre o edifício do Convento da Cartuxa, sobre a história e vida cartusiana, mas também sobre procedimentos técnicos a ter no manuseamento e acondicionamento das peças, contribuindo assim para a aquisição de novas competências nesta área especifica e constituindo-se numa oportunidade única de enriquecimento e crescimento pessoal.

O Projeto de Voluntariado Cultural da Fundação Eugénio de Almeida teve o seu início em 2013 e é uma iniciativa que pretende proporcionar à comunidade a possibilidade de participar em iniciativas culturais, artísticas e patrimoniais na Fundação, complementando as atividades técnicas, humanizando a experiência dos participantes e, simultaneamente, contribuir para o desenvolvimento pessoal de cada voluntário.

Mais informação através de bancodevoluntariado@fea.pt

Partilhar conteúdo: