Voluntariado de competências no Apoio à Empregabilidade

Com o objetivo de ampliar o seu apoio à comunidade através de projetos de voluntariado, a Fundação Eugénio de Almeida está a desenvolver um projeto de voluntariado de competências para apoio à empregabilidade, o qual conta atualmente com uma equipa de 10 voluntários com experiência e conhecimentos sólidos na área da gestão de recursos humanos.

Esta iniciativa resulta de uma análise do contexto no qual nos encontramos, pretendendo contribuir com uma resposta inovadora de solidariedade e de apoio comunitário que proporciona acompanhamento e orientação a pessoas em situação de desemprego, mas também para jovens à procura do primeiro emprego.

O projeto desenhado pela Equipa do Programa de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida, responde, preferencialmente, a pessoas que entraram em situação de desemprego devido ao impacto económico da pandemia Covid-19, mas também outras pessoas que estejam na procura ativa de emprego.

Com inicio no final de 2020, o projeto teve um período de capacitação de voluntários estando desde inicio de 2021 a apoiar alguns beneficiários, através de um conjunto de atividades, como a criação e valorização do seu curriculum vitae, preparação e adequação de cartas de apresentação e de motivação, transmissão de técnicas para preparação para entrevistas, indicação de estratégias para a procura ativa de emprego, entre outras. Este acompanhamento personalizado, regular e de proximidade, passa também pela análise do percurso profissional dos beneficiários e desenvolvimento de outras atividades por forma a promover a sua reintegração no mercado de trabalho.

Realizado de forma totalmente telemática, considerando o atual período pandémico, o projeto é flexível e adaptável às disponibilidades de beneficiários.

Para mais informações, contacte a Equipa do Programa de Voluntariado da FEA, através de bancodevoluntariado@fea.pt

Partilhar conteúdo: