Voluntários já realizaram mais de 1.000 horas no Apoio à Vacinação para Covid-19

Desde há cerca de 3 meses que uma equipa de voluntários da Fundação Eugénio de Almeida participa ativamente no apoio ao processo de vacinação para a Covid-19, iniciativa a decorrer no Centro de Vacinação do concelho, instalado na Arena de Évora.

 

Efetivamente, desde o passado dia 25 de fevereiro que um grupo que já conta com 88 voluntários na Fundação Eugénio de Almeida, distribuídos em pequenas equipas de 2 a 5 pessoas, mantém uma presença diária na Arena para prestar apoio aos utentes que aqui de deslocam para serem vacinados.

 

No âmbito de uma colaboração desenvolvida com o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES-AC), todos os dias os voluntários distribuem-se em turnos de 2h, ou mais horas, e juntam-se à equipa de profissionais presente no Centro de Vacinação, acolhendo, informando e auxiliando os utentes a deslocar-se no espaço, ajudando a preencher os questionários obrigatórios, e dando uma palavra de conforto a todos os que vão ser vacinados. Neste momento, já foram realizadas mais de 1.400 horas de voluntariado naquele espaço.

 

Procurando implementar as melhores práticas na gestão de voluntariado, a Fundação Eugénio de Almeida proporciona enquadramento legal e formal, acompanhamento diário, formação sobre as medidas de higiene e segurança no âmbito deste projeto de voluntariado, funcionamento do próprio projeto e outra informação útil para a prática qualificada de voluntariado. Esta formação conta também com a participação de profissionais do ACES-AC, tendo já sido realizadas 6 sessões de capacitação.

 

O Projeto de Voluntariado no Apoio à Vacinação para a Covid-19 constitui-se num importante apoio para os utentes, particularmente os mais idosos, e para as suas famílias, contribuindo para agilizar e facilitar o processo e, fundamentalmente, humanizar todo o sensível procedimento de vacinação.

 

 

 

 

Partilhar conteúdo: