INTER[IN]VENÇÃO

ZKM | Center of Art and Media Karlsruhe

Bubble_1kiyoshi Furukawa & Wolfgang Munch                     
Bubbles;1998-2000                                                    
Interactive installation                                                
ZKM_Collection                                                            
©Photo: ONUK, 2009                                                   
 

 

O Fórum Eugénio de Almeida apresenta, pela primeira vez na Península Ibérica, uma ampla seleção de obras da coleção do conceituado ZKM | Center of Art and Media Karlsruhe, Alemanha, o mais importante centro de arte e tecnologia do mundo. 

Inter[in]venção traz a Évora algumas das obras mais significativas de um dos pioneiros da media art, Nam June Paik, e reúne 33 peças de 39 artistas de renome internacional, tais como Bruce Naumann, Marina Abramovic, Bill Viola, Christa Sommerer & Laurent Mignonneau, Paul Sermon, Tony Oursler, Peter Weibel,  Masaki Fujihata, Valie Export, Pipilotti Rist, Paul Garrin, Robert Wilson, entre outros.

O espetro de formatos das obras expostas abarca a videoescultura, videoarte, videoperformance, videoinstalação, instalação audiovisual, instalação interativa e instalação sonora interativa.
 
Os focos temáticos centrais recaem sobre os dois conceitos patentes no título da exposição: intervenção e invenção. Destaca-se a associação entre os significados etimológicos dos termos e o tipo de obra exibida: o prefixo "inter" (entre) expressa uma posição de mediação, enquanto "in" exprime um movimento para o interior, uma atuação dentro – [in] – da obra. Invenção é a faculdade de criar e descobrir, mas também o ato de imaginar "virtualidades", característica própria de muitas das obras expostas. Intervenção é um conceito amplamente utilizado no campo da arte contemporânea na aceção de interferência, manipulação e interação entre obra e público. A mostra dá especial ênfase à arte interativa pelo que, através das suas intervenções e invenções, o público deixa de ser um mero observador passivo para tornar-se o grande protagonista desta exposição.
 

Partilhar conteúdo: