As conversas dos outros

com Maria Antónia Oliveira

 

"A biografia não-autorizada de Sóniantónia e Sandralexandra por Mariantónia Oliveira"

12 de dezembro | 18h00

Entrada livre

A partir da biografia de duas personagens/artistas criadas por Pedro Proença, e cujas obras podem ser vistas na exposição O Riso dos Outros, pretende-se refletir e discutir algumas questões em torno da narrativa biográfica e das estratégias que servem à evocação da memória e à recriação da vida de pessoas – reais e imaginárias.

 

Maria Antónia Oliveira escreveu A Tristeza Contentinha de Alexandre O’Neill (Prémio de Revelação de Ensaio APE / IPLL do ano de 1990), Caminho, 1992; Alexandre O’Neill, Uma Biografia Literária, Dom Quixote, 2007; Não. Uma Biografia do Ar.Co, Documenta, 2014. É autora de ensaios vários sobre biografia (teoria) e sobre biografia de escritores portugueses. É editora da obra de Alexandre O’Neill para a Assírio & Alvim.

Coordenou vários cursos e workshops sobre biografia em bibliotecas, escolas, centros culturais e centros de formação de professores.

Lecciona a disciplina semestral de Escrita de Biografia no curso de pós-graduação Artes da Escrita na FSCH da Universidade Nova de Lisboa.

Partilhar conteúdo: